Afinal o que é um mórmon?



Dois candidatos republicanos à presidência dos Estados Unidos são mórmones, mas ainda é grande a desconfiança dos norte-americanos em relação àquela congregação cristã. 

Representam apenas 2% da população norte-americana e habitam sobretudo o interior oeste dos Estados Unidos, nomeadamente no Utah. Mas nos últimos anos, vários elementos da comunidade mórmon tornaram-se famosos para lá das suas tradicionais fronteiras. Mitt Romney, aquele que é o favorito à nomeação republicana para candidato à Presidência dos EUA; Jon Hunstman, seu rival, ex-governador do Utah e ex-embaixador norte-americano na China e Stephanie Meyer, a jovem autora da saga Twilight, são mórmones.

Aquela igreja cristã é considerada um culto ou uma seita pelos seus detractores, e uma sondagem do instituto Pew comprova que essa é uma opinião comum entre os norte-americanos: um terço não os considera cristãos e 17% não sabe responder à pergunta, por oposição a 97% dos mórmones que afirmam seguir Jesus Cristo. Não admira portanto que 62% dos mórmones considerem que os seus compatriotas conhecem pouco ou nada sobre a sua cultura e que 46% se diga vítima de descriminação (um valor muito superior ao número de negros e de ateus que se dizem perseguidos nos EUA).

A imagem dos mórmones como polígamos também é generalizada entre os norte-americanos, apesar da prática ser rara, mesmo no Utah (86% dos mórmones consideram a poligamia um pecado). Para tal contribuem sucessivos documentários e séries ficcionais sobre o tema, e não admira que 54% dos mórmones considere que a indústria do entretenimento ataca a imagem da comunidade. E apenas 54% dos mórmones diz-se alvo de tratamento adequado por parte da imprensa.

O inquérito do Pew desfaz alguns mitos comummente propagados entre os norte-americanos: apenas 32% dos mórmones condena a pornografia e menos de metade recusa consumir cafeína. Mas há outras curiosidades que são confirmadas pelo estudo: 58% dos mórmones armazena em sua casa comida suficiente para três meses e 79% cede um décimo dos seus rendimentos à igreja.

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias foi criada em 1830 pelo norte-americano Joseph Smith Jr., que alegou ter sido mandatado por Jesus Cristo para criar a única igreja cristã verdadeira. Os mórmones prestam apenas culto a Jesus e aos seus 12 apóstolos. Cultural e politicamente, a comunidade é extremamente conservadora e centrada nas questões familiares.

fonte: Sol

0 Comentários