Assombrações da Ásia - Gaki: O fantasma faminto japonês




No Japão medieval o nascimento do Budismo Terra Pura abriu a porta para todos os tipos de céus e infernos ... imaginários. 

Uma das principais razões para a sua admissão na Terra Pura era evitar a eternidade num inferno horrível.

Infernos, ou jigoku, eram numerosos, e aquele que você estava destinado dependia de seu sexo, sua idade, seu status na vida, e as circunstâncias de sua morte.

Muito parecido com o inferno cristão, um lugar muito real para os crentes de hoje, os crentes no Japão medieval sentiam o mesmo sobre o jigoku. Durante o período Heian (794-1185), foram os gaki, ou fantasmas famintos, o que as pessoas mais temiam.

Os Gaki eram tão temidos porque os budistas empregavam gravuras deles habitando nos infernos diferentes do Japão. Como você pode ver na gravura acima, eles não são bonitos.

Como fantasmas, eles eram todos diferentes, mas todos eles compartilhavam certas características comuns: um rosto desfigurado, cabelos ruivos, longos pescoços, muito finos, que não permitiam a entrada de qualquer tipo de alimento e uma barriga redonda e inchada.

Se o inferno era o seu destino, esses fantasmas famintos roeriam a sua carne pela eternidade, nunca sendo capazes de saciar a fome por causa de seu pescoço fino.Realmente é um cenário horrível de se pensar.

No final do período Heian, os emakimono, ou gravuras em pergaminhos, eram ferramentas muito úteis para os monges budistas alertarem as pessoas sobre os perigos do inferno.

Esta foi uma maneira eficaz de ganhar adeptos para a Terra Pura. Os pergaminhos eram descritivos e traziam à vida este pesadelo interminável para as crianças que eram advertidas a se comportar, ou então, é isso que me veio à mente. Nós nos dias de hoje seriamos capazes de relacioná-lo com o Bicho-Papão.

Uma vez que este mundo onde os gaki residem, gakido, está em algum lugar entre o mundo dos vivos e o inferno, eles podiam manter certas relações com os vivos.

Embora invisíveis aos seres humanos, havia a certeza de que eles estavam à espreita nas sombras.

Talvez, por isso fosse uma ferramenta de sucesso para os budistas. Ninguém queria encontrar um gaki enquanto caminhava para casa à noite, por exemplo.

O simples pensamento era tortura suficiente. O resultado é que a seita da Terra Pura foi muito bem sucedida.

fonte: Relijournal

0 Comentários