Bruxas, Feiticeiras e Curandeiras em Portugal

ruxas, feiticeiras e curandeiras sempre estiveram presentes na história da humanidade, mas só podem ser entendidas dentro do contexto em que actuavam. O período que nos interessa nesse artigo é o da Inquisição Portuguesa (1536-1820), que atingiu com seus tentáculos todo o império português d'além mar.

Ilustração de uma notícia de um jornal de 1555. Milhares destas notas que narravam os horrores perpetrados por estas servas do diabo, atizam a loucura da caça das bruxas desde o final do século 15 a princípios do século 18
Para a legislação inquisitorial, não havia distinção entre bruxas, feiticeiras e curandeiras. Portanto, é difícil distinguir suas especificidades, pois todas estavam ligadas a práticas mágicas. Como exemplo disso temos as curandeiras que, além de fazerem uso de ervas medicinais, tiravam o quebranto ou curavam a erisipela com uma oração. Alguns estudiosos da Inquisição acreditam que feitiçaria é uma prática individual que faz encantos e sortilégios, enquanto que a bruxaria é de caráter coletivo e está associada a um culto. Na Galícia, em fins do século XVI, esta divisão estava clara, pois acreditavam que as bruxas enviavam o mal, enquanto as feiticeiras o sanavam.
Talvez tenham existido diferenças entre bruxas, feiticeiras e curandeiras, mas a homogenização destas atividades impetrada pela Inquisição fez com que desta forma chegassem até nós. Durante todo o período de funcionamento do Tribunal do Santo Ofício, os processos de bruxaria tiveram como documento norteador oMalleus Maleficarum (O Martelo das Feiticeiras), escrito em 1486 pelos frades dominicanos James Sprenger e Heinrich Kramer, a partir do Manual dos Inquisidores elaborado cem anos antes por Nicolás Eymirick. Didático, o Malleus está dividido em três partes: a primeira prova a existência de bruxas e demônios; a segunda descreve os malefícios causados pela feitiçaria e a terceira orienta os inquisidores quanto à forma de se obter confissões e quais os procedimentos que devem ser adotados durante todo o processo inquisitorial.
A caça às bruxas em Portugal intensifica-se a partir de 1547, após o perdão geral às pessoas de origem hebraica. O auto-de-fé de 1559, em Lisboa, tornou-se famoso por ter tido a presença de grande número de bruxas. Algumas foram condenadas ao segredo e aos açoites públicos, enquanto outras queimaram nas fogueiras do Rossio. Essa caçada foi fruto de uma intervenção da rainha Catarina que ordenou uma verdadeira devassa em Lisboa e arredores. Muitas das confissões de bruxaria e feitiçaria presentes nesse artigo, aos olhos de hoje, podem parecer surreais. No entanto, devem ser analisadas na complexidade da mentalidade da época: a Idade Moderna com sua herança medieval e o universo colonial.
Além do mais, muitas foram obtidas através da tortura. Esta, até o século XVII, só era utilizada nos casos em que havia insuficiência de provas. Porém, a partir do Regimento do Santo Ofício de 1640, tornou-se algo corrente dentro do processo inquisitorial. A intensidade das torturas sofridas variava de acordo com o arbítrio do inquisidor, assessorado pelo médico e pelo cirurgião-barbeiro do Tribunal. Durante os tormentos, só podiam estar presentes os carrascos, o médico, o cirurgião, os inquisidores, um representante do bispo e o notário. Antes de se iniciar o tormento, o réu era avisado de que, se morresse ou quebrasse algo, a culpa seria exclusivamente dele.


De acordo com o Malleus Maleficarum, se, durante a tortura a bruxa confessasse, essa era a prova de que era culpada. Porém, se nada falasse, ficava provado o pacto com o demônio. Sendo capazes de, no imaginário popular, provocar enfermidades, abortos, transformar-se em parteiras para roubar crianças e ofertar ao diabo, provocar praga nas plantações, matar pessoas e animais, causar a morte de crianças dentre inúmeras desgraças, as bruxas eram o bode expiatório da sociedade.


Por:Andriel

1 Comentários

  1. ORAÇÃO DO AMOR . LEIA SOZINHO porque no passado eu também não acreditava que ia dar certo, mas? funciona mesmo!!! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava mas para ela também funcionou! AGORA VEREMOS? Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)? Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes). Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre (ABM) de onde estiver ou com quem estiver e faça ele ME telefonar ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que (ABM) venha para MIM , afaste todas aquelas que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele (ABM) não pense mais nas outras, mas somente em MIM. Que ele ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém.
    Publique esta simpatia por três vezes , basta copiar e colar por três vezes em in forum diferente esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma linda surpresa, beijos Ainda esta noite de madrugada o TEU amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas da manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário...lembre-se de voltar para ler a resposta...