Autoridades confiscam dois sarcófagos egípcios



As autoridades dos Estados Unidos informaram hoje que confiscaram dois sarcófagos egípcios que estavam a ser introduzidos no país de forma ilegal.

Os agentes da alfândega de Laredo (no Estado norte-americano do Texas), que faz fronteira com o México, intercetaram "dois sarcófagos de valor incalculável" do antigo Egito que não tinham a documentação necessária.

Segundo uma nota das autoridades norte-americanas, as relíquias estavam identificadas como esculturas, mas depois de uma inspeção realizada por especialistas da Equipa de Especialistas em Importações e do Governo egípcio, concluiu-se que as peças não cumpriam os requisitos para aquele tipo de obras.

O Governo egípcio tem de certificar e autorizar o comércio de peças de património cultural do país, caso contrário, os sarcófagos deverão ser devolvidos aos seus proprietários ou às autoridades do país do Norte de África.

Um dos sarcófagos confiscados apresenta uma máscara de madeira com olhos de cristal e o outro tem a figura de uma mulher pintada.

As autoridades norte-americanas não revelaram a origem ou destino das peças nem a identidade de quem as enviou.

0 Comentários