A Bíblia contada para jovens por meio do mangá

As histórias do Velho e do Novo Testamento são contadas de um jeito divertido para os jovens por meio do mangá, desenho japonês que conquistou o mundo. A versão bíblica do mangá chegou ao Brasil por meio da editora Vida Nova. E por aqui, assim como em outros países, o sucesso é garantido. 
Quem aprovou a ideia de trocar as letras miúdas da Bíblia tradicional pelas cores e desenhos do mangá foi a estudante Lays Vianna, 16. Ela possui três livros da série e diz que gosta muito desse jeito de ler a Palavra.

O pai de Lays, o pastor Washington Vianna, da Primeira Igreja Batista de Bento Ferreira, defende a publicação. Para ele, a linguagem bíblica é muito distante da linguagem do jovem, por isso a iniciativa é válida. Mas é preciso cuidado para que o texto não seja deturpado. 

"Hoje, o jovem tem como ler e ouvir o evangelho de várias maneiras, mas é preciso que o conteúdo seja fiel ao que está na Bíblia. Se for dessa forma, não enxergo como um desrespeito, pelo contrário", afirma o pastor.

O amigo de Lays, Gabriel Fávaro, 15, também aprova a publicação. Ele já ganhou uma das obras e só tem elogios ao material. 

"Consegui entender melhor algumas passagens, e quero comprar os outros livros", diz. 

Os mangás bíblicos foram criados no Japão. Antes de serem publicados, eles passam pelo crivo da Sociedade Bíblica Internacional. 

Nos livros, há uma preocupação em respeitar a organização dos textos originais. No pé de cada página são colocados os versículos de onde o texto foi tirado. Para facilitar a leitura, o livro traz, na última página, informações sobre os personagens que aparecem na história, assim como um mapa do Oriente Médio, para deixar mais claro os caminhos percorridos. 

O secretário de tradução e publicações da Sociedade Bíblica do Brasil, Paulo Teixeira, elogia a iniciativa de levar a mensagem bíblica para um formato mais visual, que cativa o jovem. 

"Acredito que esse seja um trabalho sério e é mais uma forma de explorar o contato com os jovens. Já lançamos a Bíblia completa para ipad. É preciso acompanhar todas essas mudanças", afirma Teixeira. 

O primeiro livro da série "Messias - será que Ele veio para salvar ou destruir o mundo?" foi publicado no Japão e traduzido para mais de 20 idiomas, entre eles o português. Depois, foram publicados os outros livros da série. 

0 Comentários