Museu sobre as raízes do Cristianismo na Terra Santa será construído em Jerusalém


Vista de JerusalémO projeto do “Terra Sancta Museum”, idealizado pelo padre italiano Pierbattista Pizzaballa, será construído no coração de Jerusalém e tem previsão de ser finalizado em 2015. Segundo o padre, o museu tem o objetivo de preservar o patrimônio, apresentar melhor a história para que se viva o presente com mais serenidade.

O complexo de dois mil metros quadrados será composto de duas sedes – o Convento da Flagelação e o Convento de São Salvador – e três museus – arqueológico, de multimídia e histórico. Em entrevista à rádio italiana Radio Vaticana, Pizzaballa afirma que a construção desse complexo representa uma vontade precisa de apresentar, “sem polêmicas, nossa história, que é também a história desse país [Israel]”.
“Em Jerusalém são encontradas diversos sinais da presença cristã, mas não existe nenhum lugar que mostra de maneira sistemática, desde as origens até hoje, a história da presença cristã na Terra Santa, que é um aspecto muito importante”, explica Pizzaballa.
Segundo ele, outro escopo do museu é ajudar aos peregrinos e aos residentes a ter consciência da riqueza da história cristã e da sua atual presença em Israel. “Será acessível a todos: cristãos, hebreus e muçulmanos. O objetivo é apresentar de maneira positiva a nossa história com a intenção de que se torne um ponto de encontro para todos”, justifica.
O padre explica que as sedes e os três museus serão interligados, de maneira a mostrar a história doCristianismo antigo, como era em Jerusalém nos tempos de Jesus. O museu arqueológico será situado no Convento da Flagelação, no início da Via Dolorosa, que leva ao Santo Sepulcro.
Nesse local, afirma o padre, serão apresentados vídeos que explicarão ao visitante a história da Via Dolorosa e do Santo Sepulcro. “A terceira parte do museu é no Convento] São Salvador que irá mostrar o período das Cruzadas até hoje e como foi o desenvolvimento da comunidade cristã naquele período”, afirma Pizzaballa.
O Pierbattista Pizzaballa acredita que a construção do “Terra Sancta Museum” será muito importante para a sociedade, diante da realidade que vive hoje “de grandes divisões, de tantos problemas”. Segundo ele, é importante “investir na cultura, porque não temos somente necessidade de paz, justiça, pão e trabalho, mas também da sensação das coisas que fazemos aqui, da nossa missão. E essas iniciativas de caráter cultural são um farol nessa direção”.

0 Comentários