Papa Francisco vai lavar os pés de detentos em missa pré-Páscoa realizada em centro de detenção


Na próxima quinta feira o papa Francisco vai celebrar a tradicional missa com lavagem de pés, que antecede a Páscoa, em um centro de detenção juvenil em Roma, chamado Casal del Marmo. A decisão do novo papa quebra o tradicional molde da missa pré-Páscoa, que normalmente é realizada na Basílica de São Pedro ou na Igreja de São João de Latrão, que é a igreja do Papa na sua qualidade de bispo de Roma.
Papa Francisco vai lavar os pés de detentos em missa pré-Páscoa realizada em centro de detençãoO papa, que já está sendo chamado de “o papa imprevisível”, por causa da sua espontaneidade, vai lavar e beijar os pés de 12 presos durante a missa, em um gesto que comemora humildade de Jesus para com seus discípulos, antes da Última Ceia, na noite antes de ser crucificado.
Comentando sobre a decisão, o Vaticano ressaltou que o papa (hoje emérito) Bento 16 realizou missa semelhante em 2007, no mesmo centro de detenção, e ressaltou que a missa visa celebrar a humildade.
- Com esta celebração no Casal de Marmo, o papa Francisco dará continuidade a esse costume, caraterizado por seu contexto de humildade – afirmou o Vaticano em um comunicado sobre o papa, que instou a Igreja Católica a se aproximar das pessoas comuns, especialmente os mais pobres e desprovidos.
De acordo com o jornal inglês The Telegraph, a decisão foi uma surpresa para as autoridades do Vaticano, mas é muito de acordo com o seu passado na Argentina, onde ele já lavou os pés de doentes de AIDS e se reuniu com prostitutas de rua.
No sábado, Francisco terá seu primeiro encontro com o seu antecessor, o Papa Emérito Bento XVI. O novo papa será levado de helicóptero ao Castel Gandolfo, nas colinas ao sul de Roma onde, ambos vestindo as vestes brancas do papado, irão sentar-se para uma reunião e depois almoçar juntos, antes de Francisco voar de volta para o Vaticano.

0 Comentários