Bento XVI se despede dos fiéis em última audiência pública como papa


Joseph Ratzinger manterá após a renúncia o nome de Bento XVI e adoptará o título de 'papa emérito'

noticia de 27 de Fevereiro de 2013
Adeus: Joseph Ratzinger se despede dos fiéis na Praça São Pedro, no Vaticano, na última audiência como Papa Bento XVI
Adeus: Joseph Ratzinger se despede dos fiéis na Praça São Pedro, no Vaticano, na última audiência como Papa Bento XVI


Milhares de fiéis se reuniram na Praça de São Pedro, no Vaticano, na manhã de quarta-feira (27/02), para assistir à última audiência pública do pontificado do Papa Bento XVI. Joseph Ratzinger apareceu para o público, no Papa-móvel, por volta das 10h40 locais e foi recebido com gritos de "Bento! Bento!" e "Viva o Papa!".
"Eu jamais vou me sentir só", disse o Papa, além de afirmar que agradece a Deus pelas pessoas que foram colocadas em seu caminho ao longo de sua jornada. "Dei esse passo com serenidade de espírito", afirmou sobre a renúncia.
Na quinta-feira (28/02), ele deixou o posto e passou a ser chamado de "Papa Emérito". 
NO dia 28, no Palácio Papal, o decano do Colégio de Cardeais, Angelo Sodano, fez um pequeno discurso de despedida, e então cada cardeal pode separadamente se despedir do pontífice. Durante a tarde, no Tribunal de Saint-Damase, no coração do pequeno Estado, a Guarda Suíça carregou suas bandeiras em saudação.
Em seguida, por volta das 13h (horário de Brasília), Bento XVI apanhou o heliporto do Vaticano para viajar a Castel Gandolfo, 25 quilômetros ao sul de Roma, a residência de verão do Papa, onde passará dois messe, antes de se estabelecer em um mosteiro no Monte do Vaticano. Bento XVI chegou à residência de verão e saudou os fiéis a partir da varanda. Esta foi sua última aparição como chefe da Igreja.
Nada de especial esteve previsto até quando o relógio desse a badalada das oito horas da noite (hora local), momento em que oficialmente terminou o seu pontificado. Ele provavelmente ficou em oração na capela nesse momento. Às 20h, o pequeno destacamento da Guarda Suíça, em frente à residência, fechou a porta e colocou assim um fim ao seu serviço, reservado exclusivamente ao Papa.
Segundo o Vaticano, Ratzinger manterá após a renúncia o nome de Bento XVI, adoptará o título de 'papa emérito' e continuará a ser chamado de 'Sua Santidade', tratamento reservado apenas aos papas.

0 Comentários