Papa Francisco diz que mulheres tem importância “fundamental” para igreja

Após incluir mulheres em ritual tradicional do lava-pés, pontífice elogia ministério feminino

Papa Francisco diz que mulheres tem importância “fundamental” para igrejaPapa diz que mulheres tem importância "fundamental" para igreja
Após ter provocado a irá de tradicionalistas por incluir mulheres em um ritual tradicional do lava-pés, o papa Francisco enfatizou nesta quarta-feira (3) a importância “fundamental” das mulheres na Igreja Católica.
O pontífice lembrou que as mulheres foram as primeiras testemunhas de Cristo e por isso têm um papel especial na divulgação da fé. Francisco também afirmou que as mulheres sempre tiveram uma missão especial na Igreja como “as primeiras testemunhas” da ressurreição de Cristo, e porque elas passam a crença a seus filhos e netos.
“Na Igreja, e no caminho da fé, as mulheres tiveram e ainda têm um papel especial em abrir portas para o Senhor”, disse Francisco a milhares de peregrinos em sua audiência semanal na Praça de São Pedro.
O papa que é o primeiro não-europeu eleito em 1.300 anos de história disse que, na Bíblia, as mulheres não foram registradas como testemunhas da ressurreição de Cristo por causa da lei judaica da época que não considerava as mulheres ou crianças como testemunhas confiáveis.
“Nos Evangelhos, no entanto, as mulheres têm um papel primário, fundamental… Os evangelistas simplesmente narraram o que aconteceu: as mulheres foram às primeiras testemunhas. Isso nos diz que Deus não escolhe de acordo com critérios humanos”, afirmou.
Foi a segunda vez que Francisco falou do papel das mulheres como testemunhas da ressurreição de Cristo, um tema importante para a fé católica.

0 Comentários