Árvore 'milagrosa' reúne centenas de fiéis em comunidade religiosa do DF


Nada de milagre gente! Saliva venenosa de inseto somente...
De acordo com religiosos, água que pinga de um dos galhos é milagrosa. Especialista da UnB afirma que substância é saliva de inseto silvestre.
Uma árvore com um galho que aparenta estar congelado atraiu nesta terça-feira (8) mais de 500 pessoas para uma comunidade católica no condomínio Sol Nascente, na região de Ceilândia, Distrito Federal. De acordo com fiéis, gotas de água capazes de realizar milagres pingam do local.
Segundo religiosos, o fenômeno começou durante uma oração na última sexta-feira (3). O padre responsável pela celebração afirmou ter visto os pés de Nossa Senhora Aparecida tocando a árvore. Em seguida a árvore teria começado a pingar.
Após o relato do padre, o local ficou tomado por fiéis em busca de algum milagre. Algumas pessoas beberam a água. Outras aplicaram as gotas em locais feridos ou machucados.
Para o especialista em botânica da UnB José Elias de Paula, a água que cai da árvore nada mais é do que saliva de um inseto comum no cerrado nessa época do ano. Ele ainda dá um alerta aos fiéis: “Recomenda-se não passar no corpo, na pele ou beber”.
Líquido de árvore 'milagrosa' do DF pode até matar, diz botânico
As gotas de água que pingam de um galho que aparenta estar congelado em um condomínio no Sol Nascente, na região de Ceilândia, no Distrito Federal, podem causar doenças e até levar à morte, disse nesta quinta-feira (9) o professor especialista em botânica da UnB José Elias. Para fiéis e moradores da região, o fenômeno se trata de um milagre.
Esse líquido nada mais é do que saliva de inseto”, disse o professor. “Se trata de uma espécie de inseto silvestre que carrega consigo nas patas e nas asas bactérias e fungos. Ele se instala ali e forma um casulo. Já tive a oportunidade de abrir um e encontrei dentro três insetos pequenos, de cor preta. Eles ficam ali até terminar o ciclo de vida deles.
O professor explicou que, por carregar bactérias e fungos silvestres, do qual a ciência não tem muito conhecimento, uma eventual doença seria difícil de tratar. “O paciente pode morrer”, disse.
Durante missa na última sexta-feira (3) o padre responsável pela celebração afirmou ter visto os pés de Nossa Senhora Aparecida tocando a árvore, que em seguida teria começado a pingar.
De acordo com fiéis, as gotas de água são capazes de realizar milagres. O fenômeno atraiu em um dia mais de 500 pessoas para a comunidade católica no condomínio.
Nesta quinta, dezenas de pessoas foram ao local para ver de perto o milagre e, em muitos casos, coletar o líquido com vasilhas. Muitos que eram atingidos por gotas esfregavam o que conseguiam no rosto e nos braços.
Maria dos Remédios, moradora da região, não tem dúvidas do milagre. "É um sinal de Deus de que Jesus está voltando", disse ela, que trazia consigo duas crianças.
Vizinha da comunidade há mais de sete anos, Divina Chaves disse que sonhou que a água da gruta, localizada abaixo da árvore, tinha o poder de curar dores no corpo.
"Após mergulhar na água, senti alívio. A água da gruta é a mesma que está na árvore, mostrando o espírito de cura. Como seria possível alguém colocar o gelo ali? Com esse sol, já teria derretido. É claro que é um milagre”, disse ela, que contou já ter presenciado a cura de um amigo alcoólatra após beber a água.
Fiéis tentam ser atingidos por gotas que pingam de árvore 'milagrosa' em condomínio no Sol Nascente, em Ceilândia, no Distrito Federal (Foto: Isabella Formiga/G1)No início da tarde, a entrada de veículos de comunicação foi suspensa pelos líderes da comunidade. De acordo com o diácomo Raianderson Galeno, os paroquianos ficaram ofendidos com a informação divulgada pela imprensa de que a espuma na árvore é saliva de inseto.
Ainda segundo o religioso, o milagre deve terminar nesta quinta-feira, após sete dias de duração.



1 Comentários

  1. Adriel obrigado por postar no blog enriquecendo nos com seus conhecimentos essa sua postagem da arvore milagrosa e muito interessante

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário...lembre-se de voltar para ler a resposta...