D.José Policarpo: D.Manuel Clemente está de regresso a casa

Para D. José Policarpo, que deixa o Patriarcado de Lisboa, o seu substituto D. Manuel Clemente está de regresso a casa.


D.José Policarpo está satisfeito com a escolha de D.Manuel Clemente para patriarca de Lisboa.
«É um dom de Deus termos um bispo que regressa a casa, que todos o estimam muito, devemos agradecer vivamente esta escola e quero saudá-lo, garantindo-lhe que a diocese de Lisboa está com ele unido na oração, na amizade e fraternidade», disse.
Uma declaração de D. José Policarpo ao jornal do Patriarcado de Lisboa. Esta manhã, o ainda patriarca esteve na benção das pastas dos finalistas universitários, no Terreiro do Paço. Aos estudantes, o cardeal de Lisboa pediu esperança e paciência.


Patriarca: PR felicita Manuel Clemente, «homem de cultura e cidadão exemplar»



O Presidente da República felicitou hoje o bispo Manuel Clemente pela nomeação para patriarca de Lisboa, destacando as suas «intervenções lúcidas» e o «profundo sentido social e humanista da sua ação».
«A sociedade portuguesa, que tão bem conhece, recorda as suas intervenções lúcidas, moderadas, bem como o profundo sentido social e humanista da sua ação, atributos tão relevantes no momento de grande exigência que o país atravessa», escreveu Cavaco Silva na mensagem dirigida a Manuel Clemente, transcrita no site da Presidência da República.
Para o Presidente, a escolha do bispo do Porto representa o reconhecimento do percurso «do académico ilustre, do homem de cultura e do cidadão exemplar».
O atual bispo do Porto, Manuel Clemente, de 64 anos, foi hoje nomeado patriarca de Lisboa, sucedendo no cargo a José Policarpo, resignatário desde 2011, quando completou 75 anos, segundo os serviços de comunicação da Santa Sé (Vaticano).
O novo patriarca assume funções a partir de 7 de julho.

0 Comentários