Padres e freiras criam grupo contra abuso sexual na igreja nos EUA

Catholic WhistleblowersUm grupo de freiras e padres tornou pública uma campanha contra o abuso sexual nas igrejas, no Estados Unidos. Eles se denominam Catholic Whistleblowers (‘Denunciantes Católicos’, em tradução livre) e querem motivar o novo papa a ‘limpar a casa’.

Eles surgiram informalmente no ano passado e muitos deles tiveram experiências de abusos no passado. Outros são advogados que tiveram que lidar com casos de abusos na igreja. O objetivo do grupo é defender as vítimas bem como os delatores de maneira a transformar a igreja em um lugar melhor e seguro.
“Nós dedicamos nossas vidas para as igrejas”, disse o Rev. John Bambrick, um padre da Diocese de Trenton, segundo o New York Times. “Ter criminosos sexuais no ministério é prejudicial ao nosso ministério”.
Os ‘Denunciantes Católicos’ enviaram uma carta ao papa Francisco de maneira a “restaurar a confiança dos fieis”. O grupo deu recomendações como a política de “tolerância zero” para membros do clero que já tenham cometido abusos sexuais.
O grupo também pede que se exonerem todos os bispos que obstruiram a justiça e incentiva a criação de um fórum internacional para o diálogo entre os sobreviventes e a liderança da igreja.
Um dos membros do grupo, o padre Bruce Teague manteve em segredo o fato de ter sido abusado pelo padre de sua paróquia, no Estado de Massachusetts, por mais de 30 anos.
Teague, 65 anos, foi abusado sexualmente aos nove anos de idade, quando era coroinha de sua igreja. “Eu não sabia o que estava acontecendo. Cresci em uma família católica de origem irlandesa em que nunca se falava sobre sexo”, disse ele, segundo a BBC Brasil.
Ele tornou público o seu segredo na década de 1990, quando já era padre por cerca de uma década. “Eu contei minha história e me dediquei a ajudar outros sobreviventes de abuso sexual”, afirmou.
Os membros do grupo esperam que através desse trabalho todas as crianças na igreja estejam seguras e que quaisquer infratores sejam devidamente punidos.

0 Comentários