Papa afirma que pessoas boas serão salvas, inclusive os ateus


papaDurante a homilia da missa celebrada na manhã desta quarta-feira, 22, o papa afirmou que “fazer o bem” é um princípio que une toda a humanidade e que toda a humanidade foi salva através de Jesus, inclusive os ateus, afirmou a Rádio Vaticano.

Se valendo do Evangelho de Marcos, o pontífice explicou como os discípulos de Jesus não toleravam quando alguém fora do seu grupo fazia o bem a outros. Francisco contou aos fiéis que eles reclamavam dizendo que se esse alguém não fosse um dos apóstolos, não poderia fazer o bem. E Jesus, explanou o papa, pediu que seus apóstolos deixassem quem fosse fazer o bem.
“O Senhor nos criou à Sua imagem e semelhança e, já que somos a imagem do Senhor, e Ele faz o bem, todos nós temos esse mandamento nos nossos corações: façam o bem e não o mal. Todos nós. ‘Mas, Santo Padre, ele não é católico! Ele não pode fazer o bem!’. Sim, ele pode”, disse o pontífice.
“O Senhor nos redimiu a todos com o sangue de Cristo: todos nós, não só os católicos. Todos! ‘Padre, e os ateus também?’. Até os ateus. Todos! Nós precisamos nos encontrar uns com os outros fazendo o bem”, disse.
Papa Francisco não disse, durante a pregação, em que se baseou para dizer que os ateus também serão salvos, o que causou polêmica e questionamentos entre católicos e a igreja. Segundo a CNN, o Vaticano afirmou que o pontífice não teve “a intenção de provocar debates teológicos sobre a natureza da salvação”.
O Vaticano, em nota divulgada nesta quinta-feira, 23, afirmou que o termo “salvação” usado pelo pontífice quis dizer que aquelas pessoas que conhecem a igreja Católica não serão salvas “se se recusarem a entrar ou permanecer nela”.
O papa, segundo o padre americano James Martin, ao fazer tal afirmação, quis dizer que Cristo se ofereceu como um sacrifício para toda a humanidade e não só naqueles que acreditaram e acreditam Nele. De acordo com o padre, essas afirmações podem ser encontradas na Bíblia, “mas raramente se vê um católico dizer isso com tanta ênfase. É a hora de nos lembrarmos que Deus não pode estar restrito algumas poucas pessoas”.
Suas afirmações relembram o estopim da separação da igreja católica com movimento Protestante que clama pela salvação por graça através da fé em Jesus Cristo. 
Segundo a Reuters, as palavras de Francisco alcançam os ateus e os não católicos de uma maneira que o papa emérito Bento XVI nunca conseguiu fazer. Em muitas ocasiões, Bento, inclusive, deixou o sentimento de que os não católicos eram uma classe inferior de crentes.

0 Comentários