Presidente do Irão pode ser punido com chibatas

O motivo seria violações das leis eleitorais do país, já que Ahmadinejad tenta emplacar seu sucessor.

Presidente do Irã pode ser punido com chibatasPresidente do Irã pode ser punido com chibatas
O actual presidente do Irão, Mahmoud Ahmadinejad, poderá ser punido com 74 chibatadas ou passar seis meses na prisão por estar apoiando a candidatura de Esfandiar Rahim Mashaei, seu conselheiro-chefe.
Além de acompanhar Mashaei até o cartório eleitoral para confirmar sua candidatura, Ahmadinejad ainda posou com seu apadrinhado desrespeitando as leis eleitorais daquele país.
O Conselho dos Guardiões, órgão responsável por vetar mais de 680 candidatos à presidência do Irão apresentou a queixa contra o presidente e agora o caso será analisado pelo Judiciário, segundo o jornal Huffington Post.
A agência de notícias Associated Press também falou sobre a denúncia e atribuiu a acusação à ligação entre o conselho e os clérigos do país.
As informações são de que Mashaei poderia interferir negativamente no domínio islâmico do país, se conseguirem impedir que ele seja o vencedor das eleições marcadas para o dia 14 de junho eles estariam impedindo que o Islão perca a autoridade.
Os opositores de Ahmadinejad o acusam também de usar dinheiro público para financiar a campanha de Mashaei. Um dos indicados por parte dos religiosos seria Ali Akbar Velayati, um dos homens de confiança de Ali Khamenei, aiatolá supremo do Irão.

0 Comentários