Francisco diz a estudantes no Vaticano que não queria ser papa

papaNa manhã desta sexta-feira,7, o papa Francisco se reuniu com cerca de oito mil estudantes jesuítas da Itália e da Albânia e confessou que não gostaria de ser papa. “Uma pessoa que quer ser Papa não gosta realmente de si mesma. Eu não queria ser Papa”, disse Francisco.

O encontro, realizado na sala Paulo VI, no Vaticano, foi descontraído e fugiu dos padrões habituais. Francisco tinha um discurso pronto de cinco páginas, mas no início do encontro, decidiu não lê-lo.
“Preparei isso para vocês, mas são cinco páginas! Meio chato... Façamos uma coisa: vou resumir o assunto e depois entrego o discurso por escrito. E depois, teremos a possibilidade que alguns de vocês façam algumas perguntas e poderemos fazer um pequeno diálogo”, improvisou.
O papa convidou os jovens estudantes a serem livres e magnânimos. “Nós devemos ser magnânimos, com o coração grande e sem medo. É importante encontrar essa grandeza em Jesus. Ser grande significa caminhas com Jesus, com o coração atento ao que Ele diz”, disse.
Ele ainda falou que a escolha de morar em Santa Marta foi por questões de “personalidade”. “Tenho necessidade de viver entre as pessoas e, se vivesse sozinho, um pouco isolado, não me faria bem”, justificou.
Os alunos ouviram com atenção as lições do pontífice sobre a dificuldade de viver no mundo atual. “Com fé no Senhor, tudo é possível”, encorajou. Além disso, a fé, segundo o papa, é essencial para enfrentar a atual crise mundial. “É uma crise da pessoa porque hoje a pessoa não importa, mas o dinheiro. Por isso é necessário que nos libertemos das estruturas econômicas e sociais que nos escravizam”, afirmou.
Francisco ainda salientou que é obrigação do cristão se envolver na política, porque ela “é uma das formas mais elevadas de caridade, porque busca o bem comum”. Ele disse que saber que não é fácil, mas com esperança em Jesus, é possível.

0 Comentários