Igrejas do interior paulista mudam rituais por causa da gripe H1n1

fieis católicosCom o frio e o receio da transmissão da gripe H1N1, as dioceses católicas do interior de São Paulo decidiram mudar os rituais na liturgia da igreja, na qual deve suspender temporariamente, ou enquanto o frio estiver mais forte, o contato físico entre os fieis e padre. A entrega da hóstia na boca pelo padre, o abraço da paz de Cristo e as oraçãos de mãos dadas já foram suspensa em algumas cidades como Aparecida, Taubaté e Franca, segundo a Folha de São Paulo.

O vírus da gripe H1N1 é facilmente transmitido pela saliva e secreções e se espalha com maior facilidade no frio. O estado de São Paulo é onde se concentra o maior numero de casos, com 90% das mortes do Brasil, sendo 55 dos 61 óbitos.
A maior preocupação dos religiosos é com a entrega da hóstia na boca, já que existe o contato da mão do padre com a saliva de várias pessoas, o que pode trazer mais risco para a proliferação do vírus.
Segundo a Folha de São Paulo, no Santuário Nacional de Aparecida, por exemplo, que recebe geralmente cerca de 200 mil fieis nos finais de semana, as orientações são dadas antes das missas e passaram a ser adotadas no ultimo dia 21 de maio.
Na capital paulista, as medidas não foram ainda adotadas pela igreja católica. Segundo os religiosos, as mudanças não devem alterar o sentido da celebração das missas.
As cidades que suspenderam o contato físico nos rituais registraram casos da gripe ou morte. Em Taubaté, na região do Vale do Paraíba, foi confirmado a quarta morte e em Franca, o primeiro caso da gripe.
Segundo o site Terra, em Taubaté, foi suspenso nas igrejas até o ofertório onde o pão e o vinho são levados em procissão ao altar. O ofertório fica direto no altar e os folhetos das missas também foram suspensos.

0 Comentários