“O Hulk é católico de verdade?”: Jornal do Vaticano analisa as religiões dos super-heróis

“O Hulk é católico de verdade?”: Jornal do Vaticano analisa as religiões dos super-heróisEm longo artigo, intitulado “O Hulk é católico de verdade?”, o jornal vaticano L’Osservatore Romano fez uma analise sobre as crenças religiosas de uma série de personagens das histórias em quadrinhos, entre eles Super-Homem, Hulk, Wolverine e Ciclope.
O título do artigo é uma referencia ao um jornal norte-americano usado como fonte pelo L’Osservatore, que diz que Bruce Banner, o incrível Hulk, foi casado na Igreja.
- Ele está com a amada Betty Rossi, enquanto a cerimônia foi oficiada por um sacerdote católico informou o jornal, acrescentando ainda que “outros sinais” também “revelariam inequivocamente sua fé”, como aparecer com um rosário entre as mãos.
- Basta aparecer com um rosário entre as mãos para uma pessoa ser definida como católica? – questiona o texto.
O jornal vaticano cita que existe um grande número de livros de história em quadrinhos, cujos personagens se declaram cristãos, e que esse número cresceu rapidamente nos últimos anos. Como exemplo, é citado o jornalista Clark Kent, o Super-homem, que confirma sua fé cristã e metodista em seus filmes, segundo a agência EFE.
O jornal vaticano ouviu o diretor do filme “O Homem de Aço”, Zack Snyder, e assinalou que em muitos diálogos essa referência à religião cristã é direta. De acordo com o jornal, a imprensa americana chega inclusive a falar da “dimensão cristológica do personagem”.
- Quando Jor-El, o pai krytoniano do Superman, lhe põe na nave espacial para enviá-lo à Terra, a mãe, Lara, tem medo e diz: ‘será marginalizado e o matarão’. No entanto, o pai responde: ‘Será um Deus para eles’ – observou, destacando que os super-heróis estão caracterizados por uma dupla natureza – humana e divina – por causa de seus poderes sobre-humanos.
O jornal ressalta anda que o protestantismo é a religião mais popular nos EUA, e é seguida, entre outros, pelo Homem Aranha, “um protestante convencido”, e pelo Capitão América, “que encarna os ideais mais alto da América e que admite ir todos os domingos à função religiosa da comunidade”.
Já o personagem Ciclope, dos X-Men, é classificado como um presbiteriano escocês, e está entre alguns “dos 30 personagens entre os mais religiosos da Marvel”, de acordo com a publicação.
A análise do jornal vaticano mostra Mulher Invisível e o Batman como episcopalianos, enquanto Selina Kyle, a Mulher Gato, seria católica. O texto destaca que embora não seja muito devota, Kyle tem uma irmã que é freira.
O jornal finaliza sua análise dizendo que independente da religião, o mundo de hoje necessita de “heróis positivos, impávidos e justos, que saibam se posicionar na eterna luta entre o bem e o mal”.
- Se por trás disso houver motivações religiosas, muito melhor – conclui a publicação.

0 Comentários