Diferença entre Invocação e Evocação

Evocação [do latim: e ou ex= de, fora de + vocare= chamar] – Não é sinônimo perfeito de invocação, por mais que tenham a mesma raiz. Evocar é chamar, fazer vir a si, fazer aparecer por cerimônias mágicas, por encantamentos - evocar almas, espíritos, sombras, energias, elementais. 
Invocar é chamar a si ou em seu socorro um poder superior ou sobrenatural – invoca-se Deus pela prece. A invocação está no pensamento, a evocação é um ato. Na invocação, o ser ao qual nos dirigimos nos ouve; na evocação, ele sai do lugar em que está para vir a nós e manifestar sua presença. A invocação não é dirigida senão aos seres que supomos bastante elevados para nos assistir. Evocam-se tanto energias inferiores como superiores. 

Algumas linhas ligadas à magia definem Evocação e Invocação de formas um pouco diferentes:

Evocação espiritual é pedir a uma entidade, seja ela um Demônio, espírito, pessoa falecida, ou elementar que apareça fora do operador. Ao trabalhar com a energia, a energia está sempre do lado de fora do operador e nunca no interior do seu corpo. Com a evocação, nunca há uma ligação directa ou vínculo.

Invocação está levando o espírito para dentro de você. O Ser efetivamente penetra no corpo do operador. Um exemplo é: invocando o Demônio ele fala através do operador utilizando a sua voz para comunicar. Muitas vezes, quando isso acontece, a voz do operador pode mudar, tornando-se mais profunda, grossa, ou diferente de alguma forma. Durante Sessões Espíritas, muitas vezes, o médium é capaz de produzir uma substância chamada "ectoplasma" para fornecer um material luminescente, para que o espírito evocado se manifeste visivelmente. Esta é uma forma de invocação, dado que existe uma ligação directa com o espírito e o médium.

2 Comentários

  1. Só algumas perguntas, há possibilidade dessas entidades ou espíritos, entrar no corpo sem a autorização Operador?
    Quando se Evoca as entidades, o que eles querem de troca, para fazer o que queremos?
    Agradeço des de ja se alguém responde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Luís Carlos eu a que agradeço desde já a sua presença em nosso Blog... e vou tentar responder o melhor possível. Normalmente e segundo o catolicismo romano os seres humanos não deveriam fazer evocações, devido a abrir caminho a esses seres para a sua vida no geral, existe quem pense que eles são operam se entrarem em nossos corpos, mas não e só isso, pois eles podem intervir em nossas vidas etc.
      Quanto a primeira pergunta, sim, os demónios podem possuir um corpo sem autorização do mesmo e veja-se os muitos casos de possessão as pessoas em questão não sabiam que tinham sido possuídas...
      A segunda pergunta...Nenhuma entidade espiritual seja ela qual for vai fazer algo por outra a comando se já leu sobre os selos de Salomão entendera que ate o Rei tinha uns selos que os obrigavam a trabalhar para ele ... e em pactos demoníacos, os demónios quem a sua alma nada mais então primeiro entenda-se a diferença entre alma e espírito ... Abraço

      Eliminar

Deixe aqui o seu comentário...lembre-se de voltar para ler a resposta...