Jesus Cristo é “empossado” como presidente do México

Jesus Cristo é “empossado” como presidente do MéxicoEm 1917 pela primeira vez Jesus Cristo foi “empossado” como presidente do México. Uma faixa presidencial foi colocada sobre uma imagem do messias crucificado em uma missa católica na igreja de São Miguel Arcanjo na região de Ixmiquilpan.
Ricardo Flores, sacerdote responsável pela igreja, explica que existe uma tradição de colocar todos os anos a faixa presidencial na imagem no dia de “Cristo dos Jalpa”, padroeiro daquele Estado.
“Para as pessoas, cantar o Hino Nacional e colocar a faixa tricolor é algo sagrado”, disse o padre, acrescentando que independe do partido que está no poder.
Cipriano Chárrez Pedraza, prefeito de Ixmiquilpan, no Estado de Hidalgo, realizou este ano a cerimônia na data comemorada em meados de agosto. As imagens foram postadas no perfil do Facebook e divulgadas na internet.
O diferencial deste ano é que o governador de Hidalgo, Francisco Olvera, criticou o uso do símbolo. Pela primeira vez há uma queixa contra o ato feito por uma autoridade. Embora reconheça que se trata de uma tradição, o governador recriminou o uso do símbolo característico dos presidentes, lembrando que o Estado é laico. Exigiu que o prefeito lembrasse das leis sobre o uso de símbolos nacionais, pois o povo não as conhece.
Obviamente a polêmica surgiu e foi fomentada tanto por defensores católicos, que acreditam ser essa uma maneira de pedir a proteção divina sobre o país, quanto pelos que se opõe a essa proximidade histórica entre o governo mexicano e a igreja católica.
A constituição do México diz no Artigo 34: “A faixa presidencial é uma representação da bandeira do país e do emblema do Poder Executivo Federal, por isso só pode ser feita pelo Presidente, e terá as cores da bandeira nacional”.
Ou seja, na prática, o que o prefeito fez foi colocar Jesus no lugar do presidente do México, que mesmo simbólico, seria anticonstitucional. Enrique Peña Nieto, atual presidente do país, não quis comentar o assunto. Com informações Terra.

0 Comentários