Jovens islâmicos queimam igreja após morte de imã no Quênia

Jovens islâmicos queimam igreja após morte de imã no QuêniaA última sexta-feira (4) foi um dia de terror para os moradores de Mombaça, cidade localizada na província de Costa, no Quênia, pois uma igreja do Exército da Salvação foi queimada por jovens islâmicos que estavam revoltados com a morte de um clérigo.
O atentado aconteceu após a oração de sexta, dia sagrado para os muçulmanos, e serviu como protesto contra a morte do imã xeque Ibrahim Omar que foi morto com dezenas de tiros enquanto pregava na mesquita da cidade na quinta-feira (3).
Além de queimar a igreja, que estava vazia, os jovens muçulmanos bloquearam a principal estrada de acesso para a cidade com pneus e entulho e ainda entraram em confronto com a polícia. Gás lacrimogêneo foi usado para dispersar os rebeldes, mas a polícia também precisou atirar e o final foi que quatro pessoas morreram e outras sete ficaram feridas.
Com medo, os comerciantes e moradores de Mombaça se trancaram em suas casas deixando a cidade praticamente vazia.
O imã morto já foi ligado ao grupo extremista Al Shabaab, entidade ligada à Al Qaeda que no mês passado realizou um atentado contra o shopping Westgate deixando 67 mortos, além de outras ações em cidades diferentes no Quênia.
A morte de Omar foi parecida com a morte de Abud Rogo Mohammed que foi morto em agosto de 2012 com vários tiros. Da mesma forma, a morte do ano passado também resultou em uma série de atentados em Mombaça. Com informações da Folha de SP.

0 Comentários