Os Chamadores de Anjos

Estas peças encantadoras apareceram recentemente no mercado e tem ganho muitos adeptos. No entanto, apesar de surgirem agora como novidade, os chamadores de anjos tem uma longa e interessante tradição. São esferas de metal, frequentemente trabalhadas ou com inclusões de pedras preciosas e que emitem um suave tilintar. Dizem que este som chama os anjos, as fadas, os espíritos protetores, em geral, os seres da luz e da alegria.

A origem dos chamadores de anjos perde-se na noite dos tempos. Algumas das referências mais antigas encontram-se na Índia, onde eram (e continuam sendo) usados pelas grávidas, presos em volta do ventre com uma fita. Esta prática tem como finalidade a proteção do bebê e da saúde da mãe durante a gravidez. Também eram usados na Europa, possivelmente desde tempos muito recuados, anteriores à chegada das chamadas Religiões do Livro. Originalmente, não tinham a ver com os anjos, mas sim com os espíritos da natureza, com as fadas e, mais provavelmente, com a ideia da "fada madrinha" que protege e concede os dons a cada criança.

Sempre se acreditou que todos nascemos com uma "estrela" que nos guia... Com o passar do tempo, elas foram então relacionadas com os anjos e, assim, também aceito pelo imaginário de cristãos, judeus e muçulmanos. Há referências datadas da Idade Média que atestam o seu uso com os mesmos objetivos de sempre - a invocação de entidades benignas para garantia de uma gravidez feliz, para proteção das crianças e para abençoar as suas vidas. Por muitos séculos, não deixa de saltar à vista a semelhança entre anjos da guarda e fadas madrinhas.

Hoje em dia, existem chamadores de anjos numa bela profusão de formas e cores. Alguns são jóias belíssimas, com núcleos coloridos ou aplicações de filigrana. Muitos incluem pedras preciosas e, nestes casos, beneficiam ainda das qualidades energéticas de cada pedra. Naturalmente, os cristais também possuem as suas atribuições aos reinos angelicais, aos signos e aos dias de nascimento, pelo que são sempre muito enriquecedores.
A afinidade que estas pequenas pedras tem com as crianças é notória. Elas possuem um som muito próprio, nenhuma é exatamente igual a outra. O suave balançar do corpo da mulher torna-as audíveis para a criança a partir da 20ª semana de gestação. Os chamadores de anjos continuam a ter uso depois do parto. Muitas mães penduram-nos ao peito durante a fase de amamentação, depois continuam a usá-los no berço ou no carrinho de bebê, de modo a tranquilizar e proteger os seus filhos. Mais tarde, por volta dos 7 - 8 anos, as crianças podem ter pesadelos, medo do escuro ou de dormir sozinhas. Também nestes casos há benefícios no uso dos chamadores de anjos, pois o som familiar dissipa os receios e ajuda as crianças a dormir descansadas.

Os chamadores de anjos são cada vez mais usados, não apenas por mulheres grávidas mas também por muitas outras pessoas que desejam trazer a magia das fadas e dos anjos para as suas vidas. Tal como os sinos-de-vento, estas pequenas pedras iluminam e energizam os ambientes, transformando as negatividades em harmonia. Basta sacudi-las levemente para sentir a presença reconfortante dos Seres de Luz.

0 Comentários