Papa Francisco recebe secretamente o líder da Teologia da Libertação

Papa Francisco recebe secretamente o líder da Teologia da LibertaçãoEm setembro o papa Francisco se reuniu com o peruano Gustavo Gutierrez, o principal líder da Teologia da Libertação (TL), em uma reunião secreta no Vaticano.
Durante o encontro Francisco teria se comprometido em defender os pobres assumindo uma postura anticapitalista, o que já vem sendo praticado por ele que tem rejeitado os luxos dados ao sumo sacerdote da Igreja Católica.
O encontro já estava sendo esperado desde quando Francisco foi anunciado como Papa, em março deste ano, por ser um religioso ligado às causas dos menos favorecidos. Na ocasião do anuncio no novo papa, muitos bispos e teólogos ligados à TL fizeram declarações em que afirmam a sua expectativa de uma administração que pudesse reaver a confiança da população no catolicismo.
Gutierrez foi quem formulou a Teologia da Libertação em 1968 e o texto “Teologia de La Liberación”, foi publicado três anos depois se tornando um sucesso editorial.
A TL conquistou líderes católicos da América Latina que passaram a inserir os conceitos na dimensão sócio-política de seus países, muitos deles estavam sob regimes ditatoriais naquela época.
Mas por muitos anos a teologia não foi aceita pela Igreja Católica por ter traços do marxismo. Por Francisco ser latino-americano e ter conhecimentos sobre a TL ele poderá abrir o caminho para ligar a igreja tradicional com esses teólogos e pensadores que acreditam na libertação social.

Comentários

Mensagens populares