Turquia volta a permitir a utilização de véu islâmico em instituições públicas

A Turquia acabou com a proibição da utilização de véu islâmico nas instituições públicas. A interdição estava em curso desde os tempos de Kemal Ataturk, pai da república moderna, que o proibiu em locais públicos como parte das medidas de modernização e ocidentalização do país.

O actual primeiro-ministro, Tayyip Erdogan, é de um partido moderadamente islamita e tem tomado medidas que os seus opositores consideram islamizantes. Depois de ter permitido a utilização do véu islâmico nas universidades, agora passa a ser possível trabalhar em instituições do Estado com véu. 

A própria mulher de Erdogan já foi criticada por liberais por aparecer em público, ao lado do seu marido, com véu a cobrir-lhe o cabelo.

A lei antiga era considerada discriminatória por muçulmanos mais conservadores, porque impedia as mulheres islâmicas que quisessem usar véu de ocupar cargos públicos. 

Mas os defensores do Estado secular estão muito preocupados com o que consideram ser uma deriva islamita da sociedade turca. Esta preocupação esteve também na base das contestações violentas ao regime que tiveram lugar nas principais cidades turcas a partir de Maio deste ano.

0 Comentários