Vaticano comete gafe e escreve nome de Jesus errado em medalha que homenageia o papa Francisco

Vaticano comete gafe e escreve nome de Jesus errado em medalha que homenageia o papa FranciscoUma medalha comemorativa ao pontificado de Francisco causou um dos vexames mais repercutidos em todo o mundo a que o Vaticano se submeteu.
A medalha trazia a inscrição “Vidit ergo Lesus publicanum et quia miserando atque aligendo vidit, ait illi sequere me”, com a troca da letra J por L no nome de Jesus.
A distribuição das medalhas forjadas em metais nobres, como ouro, prata e bronze, foi suspensa e os exemplares recolhidos.
Quando a gafe foi notada, apenas quatro exemplares haviam sido vendidos, e os compradores foram comunicados do erro e orientados a devolver as medalhas para serem substituídas por novas, com a inscrição correta.
Se de um lado a moeda trazia o nome de Jesus escrito errado, do outro lado a imagem do cardeal Jorge Mario Bergoglio e a inscrição “Franciscus Pont. Max. An. I” não continham erros.
Um porta-voz do Instituto Poligráfico da Itália, cunhador oficial de moedas do Vaticano, afirmou que o erro foi cometido já na hora de projetar o objeto: “[A medalha] não é nossa. Recebemos do Vaticano o material original. Quando é um projeto nosso, verificamos tudo. Mas, nesse caso, o projeto chegou pronto, e nós o pegamos e fabricamos”, afirmou.
As medalhas, quando corrigidas, devem se tornar objeto de colecionador. No projeto original, estava previsto que todas fossem numeradas, como forma de garantir autenticidade.

0 Comentários