Igreja Católica faz perguntas polêmicas a fieis para propor nova forma de evangelismo

vaticano-perguntas-a-fieis-perguntaO Papa Francisco elaborou questionário para saber dos fieis o que eles acham sobre alguns temas polêmicos na atualidade, dentro e fora da Igreja, para que possa diante das respostas poder propor uma nova forma de evangelho e assim aproximar mais destas pessoas que estão nestas situações.
O Vaticano elaborou um questionário contendo 38 perguntas sobre os desafios da família. Dentre os questionamentos estão incluídos  temas atuais e considerados polêmicos, como a atitude da Igreja diante da união civil de pessoas do mesmo sexo e a adoção de crianças fruto desta união e a participação de separados e divorciados no dia a dia da Igreja Católica.
O questionário que já chegou ao Brasil nesta quarta-feira (06/11) será distribuído as dioceses que passarão aos fiéis. Estas resposta, como acontecerá no mundo inteiro, vão ajudar a criar um texto que será analisado no encontro de Bispos (Sínodo) que acontecerá em outubro de 2014 em Roma.
Este questionário fez surgir comentários que a Igreja Católica estaria disposta a mudar alguns de seus dogmas, incluindo aceitar a união de pessoa do mesmo sexo. Mas o relator do Sínodo, o cardeal Peter Erdo, deixou claro que não haverá nenhuma mudança na doutrina.
O Papa Francisco na ocasião do sínodo ouvirá o relatório final do questionário e a partir dai elaborar medidas para que a Igreja possa ajudar estas pessoas que se sentem “marginalizadas” e assim aproximar elas da Igreja, através de em evangelho que as acolha.
Como explica o Cardeal Arcebispo de São Paulo, após este processo pode haver mudanças, mas não acredita que sejam tão profundas, como por exemplo dado por ele “A Igreja vai admitir o divórcio, não creio”.

0 Comentários