Líderes cristãos tentam evitar aumento da violência no Sudão do Sul

Os líderes de várias confissões cristãs no Sudão do Sul publicaram uma carta conjunta na qual apelam à paz naquele país. 

A capital do Sudão do Sul e a cidade próxima de Bor têm sido palco de violência com alguns relatos a dar conta de centenas de mortos. A situação deve-se a divergências entre diferentes facções do Movimento de Libertação Popular do Sudão (MLPS), que governa o país desde que conseguiu vencer uma guerra de secessão com o Sudão. 

Vários relatos que chegam daquele país, contudo, dão a ideia de que a violência está também a ter contornos étnicos, entre as duas principais tribos, os Dinka e os Nuer. 

Mas esta caracterização deve ser evitada a todo o custo, avisam os líderes religiosos: “Aquilo que aconteceu não deve ser caracterizado como um conflito étnico, nem como sendo entre as comunidades Dinka e Nuer. Estamos perante diferenças no seio do MLPS, entre líderes políticos da República do Sudão do Sul”. 

“Pedimos por isso aos líderes das duas comunidades que não aceitem que este conflito é entre as duas tribos”, dizem ainda. 

No entanto, na mesma carta, os representantes de várias confissões cristãs confirmam as razões para preocupação. “Preocupam-nos os relatos de abusos, assédio e assassinatos de cidadãos comuns com base na sua filiação étnica. Soldados estão a pedir aos civis que se identifiquem pelas suas tribos e nós não podemos aceitar sermos identificados por filiação tribal, uma vez que somos todos sudaneses do Sul. Condenamos estes actos de abuso e esperamos que não se percam mais vidas”. 

Os líderes da Igreja Católica no Sudão do Sul não subscrevem esta carta, mas também já condenaram a violência e ofereceram-se para moderar o conflito e ajudar a encontrar uma solução pacífica.

0 Comentários