Alvaro del Portillo vai ser beatificado a 27 de Setembro

O bispo espanhol Alvaro del Portillo, que assumiu a liderança do Opus Dei depois da morte do fundador Josemaria Escrivá, vai ser beatificado no próximo dia 27 de Setembro. 

O gabinete de imprensa do Opus Dei em Portugal adianta que a cerimónia vai ter lugar em Madrid, “terra natal” do prelado, e “será presidida pelo prefeito da Congregação das Causas dos Santos, o cardeal Angelo Amato”. 

O programa da beatificação prevê ainda a realização de “uma missa de acção de graças”, no dia seguinte, celebrada pelo actual responsável máximo da Opus Dei, Javier Echevarría. 

Para o prelado da instituição católica, a decisão da Santa Sé e do Papa Francisco é motivo “de profunda alegria” e uma distinção justa para um “bispo que tanto amou e serviu a Igreja”. 

O bispo Javier Echevarría confia “ao futuro beato as intenções do Santo Padre: a renovação apostólica e o serviço a Deus de todos os cristãos, a promoção e ajuda aos mais necessitados, o próximo Sínodo sobre a família, a santidade dos sacerdotes”. 

O espanhol Álvaro José Maria Eulogio del Portillo y Diez de Sollano entrou para o Opus Dei em 1935, foi ordenado sacerdote em 1944 e durante mais de 30 anos colaborou de perto com o fundador da instituição católica, Josemaria Escrivá. 

Depois da morte daquele responsável, em 1975, assumiu o cargo de prelado da Opus Dei, tendo-se distinguido pelo empenho na divulgação e implementação da obra em vários países. 

Em 1991, foi nomeado bispo pelo Papa João Paulo II e faleceu três anos depois, poucas horas depois de regressar de uma viagem de peregrinação à Terra Santa. 

Os restos mortais de Alvaro del Portillo estão sepultados na cripta da igreja prelatícia de Santa Maria da Paz, na sede central do Opus Dei, em Roma. 

Em Julho de 2013 o Vaticano abriu espaço para o processo de beatificação, através da aprovação de um milagre atribuído à intercessão do prelado espanhol, envolvendo a cura de um menino chileno chamado José Ignacio Ureta Wilson.

0 Comentários