Ortodoxos russos celebram o Batismo de Cristo

Ortodoxos russos celebram o Batismo de CristoNeste final de semana os fiéis da Igreja Ortodoxa Russa celebraram a “Festa do Batismo do Senhor”. As comemorações começaram na noite do sábado e foram até o domingo pela manhã.
A cultura local celebra todo dia 19 de janeiro a data em que Jesus foi batizado por João Batista nas águas do Rio Jordão.
Para esta festividades homens curtem o gelo e criam buracos em forma de cruz na superfície de um lago congelado e ali os fiéis são batizados.
Os buracos recebem o nome de Jordão em referência ao rio onde Jesus foi batizado aos 30 anos de idade, antes de iniciar seu ministério. Nesses buracos os fiéis dão três mergulhos de cabeça.
A tripla imersão faz parte do ritual de batismo da Igreja Ortodoxa Russa que imerge seus fiéis em água benta. O número de vezes de mergulho representa a morte de Cristo, os três dias de sepultamento e a ressurreição.
Além de comemorar o Dia do Batismo, a data também celebra o Dia da Teofania ou Epifania, pois na crença dos ortodoxos, a Santíssima Trindade se manifestou no dia em que Jesus foi batizado.
Todos os rituais e celebrações que acontecem pelo país neste dia recebem o nome de “Festa das Luzes” e atrai fiéis de todas as idades. Com informações Diário da Russia.

0 Comentários