Descobertas arqueológicas contradizem histórias relatadas na Bíblia

Descobertas arqueológicas contradizem histórias relatadas na BíbliaO Antigo Testamento contém inúmeras menções de camelos como animais domesticados, sobretudo em relatos de Abraão, Jacó e José, que foram tradicionalmente colocados entre 2000 e 1500 a.C. Porém, um estudo feito por arqueólogos israelenses afirma que tais relatos não estariam historicamente corretos, alegando que apesar da menção de camelos no primeiro livro da Bíblia, os animais não foram domesticados em Israel até o século 9 a.C.
Os estudiosos que assumem Moisés como autor dos cinco primeiros livros da Bíblia afirmam que os mesmos foram escritos entre 1446 e 1406 a.C. No entanto, os arqueólogos da Universidade de Tel Aviv afirmam agora que a datação por carbono feita em ossos de camelo sugere que os seres humanos não começaram a usar os animais como animais de carga, pelo menos até o século 8 do a.C. e não durante o século 11 a.C., como era originalmente sugerido.
- Além de desafiar a historicidade da Bíblia, este anacronismo é uma prova direta de que o texto foi compilado bem depois dos eventos que descreve – afirma um comunicado emitido pela universidade.
À medida que os arqueólogos começaram a escavar ossos de camelos no local onde hoje é Israel, eles perceberam que encontravam as ossadas “quase que exclusivamente em camadas arqueológicas que datam do último terço do século 10 a.C. ou mais tarde”, séculos após a vida de Abraão e décadas após os reinados de Saul, Davi e Salomão.
- A introdução do camelo em nossa região foi um desenvolvimento econômico e social muito importante – explicou Erez Ben-Yosef, que executou o projeto de pesquisa com o seu colega Dr. Lidar Sapir-Hen, do Departamento de Arqueologia da Universidade de Tel Aviv.
- Ao analisar a evidência arqueológica dos locais de produção de cobre do Vale do Aravah, fomos capazes de estimar a data do evento [domesticação dos camelos] em termos de décadas ao invés de séculos – completou o estudioso, explicando que introdução de animais domesticados na área iniciou mudanças dramáticas na mineração de cobre local.

Comentários

Mensagens populares