Cientista busca explicações para fotos de "fantasmas"

closeup1Um psicólogo especializado em "desvendar cientificamente" relatos de assombrações lançou um blog na internet para coletar imagens de supostas aparições de fantasmas pelo mundo.
O site do britânico Richard Wiseman pede aos visitantes que enviem fotos e também que comentem sobre as imagens enviadas pelos outros. O projeto serve como preparação de uma apresentação que Wiseman fará em abril (2009) no Festival Internacional de Ciência de Edimburgo para falar sobre "a ciência dos fantasmas".
A intenção dele é buscar explicações científicas para as imagens. Os visitantes do site são convidados a enviar seus comentários sobre cada foto e votar se acham que o fantasma na imagem é "genuíno", "falso" ou "incerto".
Mais de cem mil pessoas acessaram o site somente na primeira semana e Wiseman já recebeu centenas de imagens mostrando supostas aparições fantasmagóricas.
A maioria das imagens mostra o que parecem ser rostos de pessoas ou manchas inexplicáveis. Segundo Wiseman, muitas dessas aparições podem ser explicadas por truques de luz e pelo fato de que o cérebro humano está programado para reconhecer rostos mesmo onde eles estão apenas sugeridos.
Para o psicólogo, da Universidade de Hertfordshire, o projeto já lançou um debate nacional entre céticos e crentes em fantasmas.
Wiseman diz se enquadrar entre os céticos, mas diz estar realizando seu projeto sem nenhuma ideia pré-concebida sobre o assunto. Ele afirma que as imagens normalmente têm uma explicação racional, mas admite que algumas das fotos que recebeu são desafiadoras.
Entre as fotos recebidas por ele, estão uma que mostra uma figura sem cabeça num suposto uniforme militar, cujo autor acredita ser o fantasma de um soldado, mas que Wiseman credita a uma dupla exposição.
Outras imagens incluem uma suposta pessoa numa janela gradeada de um castelo, objetos translúcidos em diferentes situações e reflexos de luz inexplicáveis.
Veja imagens “fantasmagóricas" no site scienceofghosts.wordpress.com

0 Comentários