Barack Obama convida bispo gay para realizar oração de encerramento do café da manhã de Páscoa da Casa Branca

Barack Obama convida bispo gay para realizar oração de encerramento do café da manhã de Páscoa da Casa BrancaAnualmente a Casa Branca, sede do governo norte-americano, realiza um café da manha de Páscoa, que reúne diversos líderes religiosos. Porém, a cerimônia desse ano foi marcada pela presença do primeiro bispo abertamente gay da igreja Episcopal (Anglicana), que realizou a oração de encerramento da cerimônia.
O bispo Gene Robinson foi convidado diretamente pelo presidente Barack Obama para fazer a oração final do encontro. Em entrevista ao jornalista Alex Wagner, da MSNBC, Robinson comentou sobre o convite e falou sobre a oração que ministrou no evento.
- Eu fiz o que sempre faço em orações, que é pedir a bênção de Deus a seus filhos em todo o mundo. Pedi ainda uma bênção especial sobre esta nação e nosso presidente, e já que mencionou o Papa Francisco, eu sempre oro pelos pobres, pelos oprimidos, e pelos marginalizados. Acredito que Deus se importa especialmente com eles – afirmou o bispo, que classificou a aceitação da igreja cristã à comunidade LGBT como “inevitável”.
- Eu acho que é tomado com o ar da inevitabilidade. Vemos essa mudança na cultura. A evolução do presidente Obama neste tópico é realmente um reflexo do que tem acontecido por toda a nação, por todo grupo demográfico, e certamente entre as pessoas jovens – afirmou o religioso.
Gene Robinson afirmou ter ficado honrado com o convite, e publicou sobre isso em sua conta no Twitter, afirmando eu o convite para a oração aconteceu “totalmente de improviso”.
Apesar de o convite para realizar a oração ter sido feito “fora do script” da cerimônia, essa não foi a primeira vez que Robinson foi chamado para orar em cerimônia ligada ao presidente Barack Obama. Ele já havia sido convidado também para a cerimônia de posse de Obama, realizada no Lincoln Memorial Center, em Washington.
Robinson é o primeiro bispo abertamente gay da igreja Episcopal (Anglicana), e o primeiro homossexual a ser nomeado a tal cargo em uma denominação protestante majoritária. Sua nomeação aconteceu em 2003, fato que provocou sérios conflitos na denominação, tendo sido, inclusive, cogitada a exclusão das igrejas episcopais dos EUA e Canadá da comunidade anglicana mundial.
Fonte gospel mais

0 Comentários