Falta de espaço em cemitério causa transtornos para famílias em Avaré

Cemitério de Avaré não possui mais espaço para novos túmulos (Foto: Reprodução/ TV TEM)Moradores que recentemente perderam familiares em Avaré (SP) enfrentaram problemas além da dor do luto. Conforme mostra  reportagem exibida no TEM Notícias nesta terça-feira (15), um dos cemitérios está lotado, por isso, é difícil conseguir espaço para o enterro. A situação chegou ao ponto de uma família precisar precisar enterrar um familiar em Arandu (SP), cidade vizinha localizada há 15 quilômetros.
A família que precisou fazer o enterro em outra cidade é a de Jorge Miyahira. O homem conta que o cunhado dele morreu há pouco tempo devido a um derrame quando estava no Japão resolvendo problemas pessoais. Miyahara conta que o corpo do cunhado foi cremado no Japão e a família providenciou o translado para que ele pudesse ser enterrado em Avaré, cidade onde passou a maior parte da vida. Quando procurou o cemitério, ficou sabendo que não havia mais espaços para novos túmulos. “O administrador do cemitério de Avaré nos comunicou que não teria espaço para ceder o túmulo”, reclama.
Diante da falta de espaço, a administração do velório propôs a ele que enterrasse o parente em um túmulo que a família já tinha no local, mas de famílias não tão próximas. Por causa da cultura japonesa, eles não aceitaram. “A gente se revolta porque Avaré cresceu muito e o cemitério continua do mesmo jeito.”
O administração do cemitério municipal reconheceu a dificuldade por falta de espaço para novos túmulos. Por causa disso, afirma que tem pedido a colaboração daqueles que já tem algum familiar enterrado no local para tentar aproveitar o espaço. Ainda de acordo com a administração, outra opção é o túmulo comunitário, oferecido de graça.
A cidade possui outro cemitério na região do bairro Barra Grande. No local há espaço para novos túmulos, mas com pouca estrutura. Enquanto um novo cemitério não é construído, a administração do velório aguarda um parecer jurídico para desapropriar terrenos que foram comprados há anos, mas atualmente estão abandonados e sem identificação.
A Prefeitura de Avaré informou, por nota, que um projeto de lei que autoriza a construção de cemitérios particulares já está na câmara para votação. Apesar do serviço ser pago, 5% do espaço será destinado ao atendimento social. Afirmou ainda que não há, por enquanto, nenhum projeto para um novo cemitério municipal.
Fonte G1

0 Comentários