Cristãos iraquianos celebram a Festa das Luzes

A Diocese de Lyon, na França, enviou velas e voluntários para ajudar na preparação da celebração religiosa
Cristãos iraquianos celebram a Festa das LuzesCristãos iraquianos celebram a Festa das Luzes
Cristãos iraquianos que fugiram para Erbil, capital do Curdistão, comemoraram na semana passada a Festa das Luzes de Lyon. A celebração religiosa celebra a Imaculada Conceição e reuniu os fiéis para rezarem pela paz na região.
A procissão partiu da Catedral de São José e a Praça da Virgem, espaços que fazem parte de um bairro cristão da cidade. Para o evento, católicos franceses transportaram mais de 800 quilos de velas até a cidade iraquiana mesmo diante dos perigos representados pelo Estado Islâmico que tem controlado o país.
” É uma aventura um pouco louca, num momento em que o país e a região estão a ferro e fogo e que não se vislumbra nenhuma solução diplomática, que ninguém parece conseguir ajudar as pessoas. Nós pensamos, só temos as nossas orações, então são as nossas orações que vamos levar”, disse Natalia Trouiller, Diocese de Lyon, na França.
Para os refugiados a Festa das Luzes trouxe esperança, uma multidão resolveu participar e celebrar a data que teve a participação direta dos católicos franceses que ficaram admirados com a quantidade de pessoas.
“Eu não sabia como era aqui, atualmente, a comunidade cristã, mas ao ver esta multidão participar nesta procissão e encher a praça encheu-me de emoção. Isto quer dizer que a vida continua apesar de tudo”, disse Muhannad Al-Tawil, pároco da região de Lyon. Com informações Euronews.

Comentários

Mensagens populares