“Se alguém mexer com Israel, os EUA estarão lá”, diz Barack Obama

O acordo com o Irão não agradou Israel
“Se alguém mexer com Israel, os EUA estarão lá”, diz Barack Obama"Se alguém mexer com Israel, os EUA estarão lá"
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, comentou em entrevista ao The New York Times que se sentirá fracassado caso o acordo sobre os avanços nucleares com o Irã tornasse Israel vulnerável.
“Eu consideraria isso um fracasso da minha parte, um grande fracasso da minha presidência, se, como consequência do trabalho que eu tenho feito, Israel se tornasse mais vulnerável”, afirmou.
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, até se pronunciou contra o acordo firmado na semana passada. Para ele a forma como foi negociado fará com que o Irã mantenha a grande infraestrutura nuclear que já possui.
Obama sabia que o tratado não era o acordo que Tel Aviv esperava, mas manteve sua palavra de defender Israel. “Mesmo em meio às discordâncias que eu tive com o primeiro-ministro Netanyahu, tanto sobre o Irã quanto sobre a questão palestina, eu tenho enfatizado que a nossa defesa de Israel é inabalável”, garantiu o presidente americano.
O acordo força Teerã a reduzir sua atividade nuclear em troca de alívio das sanções econômicas. Obama diz que Israel tem motivos para se preocupar com o Irã, mas reforça sua aliança com o país e diz: “Se alguém mexer com Israel, os EUA estarão lá.” Com informações Correio Braziliense

Comentários

Mensagens populares