“Inscrições misteriosas” dos tempos de Jesus são encontradas em caverna de Jerusalém

Descoberta de local para banho ritual intriga arqueólogos


Um local para o banho ritual sagrado (mikveh), datado da época de Jesus, foi encontrado em Jerusalém durante uma escavação. Os arqueólogos encontraram escritas em aramaico nas paredes, além de desenhos de uma menorá (candelabro de sete braços).
A mensagem antiga e rara está na parede de uma caverna subterrânea anunciou a Autoridade de Antiguidades de Israel. As paredes do mikveh foram tratadas com uma forma antiga de gesso e por isso conservaram por tanto tempo as pinturas e inscrições.
Entre os símbolos desenhados na parede estão um barco, palmeiras e várias espécies de plantas, além da menorá. Esses símbolos são elementos comuns em artes visuais no período do Segundo Templo, cerca de dois mil anos atrás.
“Não há dúvida de que esta é uma descoberta muito significativa”, disseram os diretores da escavação Royee Greenwald e Alexander Wiegmann. “Tal concentração de inscrições e símbolos do período do Segundo Templo em um sítio arqueológico, e nesse estado de conservação, é algo raro e único, além de intrigante.”
Inscrições na Caverna
Inscrições na Caverna
Como estavam em uma caverna cuja abertura ficou fechada por séculos, as pinturas são sensíveis à exposição do ar e da luz. Por isso, a Autoridade de Antiguidades, que descobriu o local dois meses atrás, está tomando todo tipo de cuidado para sua preservação.
Os arqueólogos ainda não sabem o que as inscrições querem dizer, pois a pesquisa ainda está em seus estágios iniciais. O que mais chamou atenção dos especialistas é que na época do Segundo Templo, o povo de Israel se abstive de retratar a menorá, considerada um objecto sagrado.
Os pesquisadores tentam descobrir a conexão entre os símbolos e as inscrições desenhadas em uma mikveh, algo que era normal.
“Possivelmente o que temos aqui é o desejo de transmitir uma mensagem profundamente espiritual e religiosa, talvez até um grito de socorro, como resultado de um evento traumático”.
Isso pode significar que seja uma referência à destruição do Templo e a catastrófica guerra que destruiu Jerusalém cerca de dois milênios atrás. Com informações de Times of Israel

0 Comentários