“Estrutura misteriosa” dos tempos de Jesus intriga arqueólogos

Monumento de Jerusalém não tem paralelos na arqueologia

Arqueólogos israelitas descobriram uma estrutura de pedra em Jerusalém que acreditam ser dos dias de Jesus. Como data aproximada de 2.000 anos, seu uso continua sendo um mistério.
A Autoridade de Antiguidades de Israel anunciou nesta segunda (31) que uma espécie de escada em forma de pirâmide do primeiro século foi achada no sitio arqueológico da Cidade de Davi. Ela ficava em uma antiga rua que levava peregrinos judeus ao tanque de Siloé. Este lugar mencionado no Novo Testamento, ficava no caminho para o Segundo Templo, lembra o diretor da escavação, Dr. Joe Uziel.
Contudo, os arqueólogos não têm certeza sobre como essa “enigmática” construção era utilizada.
“É uma estrutura única. Não leva a nenhum lugar específico”, explica a nota emitida pela Autoridade de Antiguidades de Israel. “Nenhuma outra estrutura semelhante foi encontrada em Jerusalém e, até quanto sabemos, em todo o mundo.”
Uziel, juntamente com o director da escavação Naasson Szanton, assevera que “pela ausência de um paralelo arqueológico claro dessa estrutura escalonada, sua finalidade permanece um mistério.”
The stepped “mystery” structure from the Second Temple period. (Photo courtesy Israel Antiquities Authority/Shai Halevy)
Uma das hipóteses é que a estrutura servia como um pódio para fazer anúncios públicos, situados estrategicamente em uma via importante. Uziel explica que o estilo de pedras usadas era o mesmo da rua.
“Não podemos saber com certeza se quem ficava sobre o pódio fazia anúncios aos peregrinos ou mensagens em nome do governo. Eram notícias ou fofocas, admoestações ou mesmo pregação? Infelizmente não sabemos”, disseram os diretores da escavação.
Na tradição rabínica, menciona-se uma “Pedra das reivindicações”, um lugar que existia em Jerusalém durante o período do Segundo Templo.
Dr. Joe Uziel of the Israel Antiquities Authority who co-directed the excavation offered perspective on the size by sitting atop the 2,000-year-old find that may have once served as a podium. (Photo courtesy: Israel Antiquities Authority/Shai Halevy)
Na verdade, os arqueólogos britânicos Frederick Bliss e Archibald Dickie encontraram a ponta da estrutura cerca de 100 anos atrás. Na época, antes que ela fosse totalmente escavada, afirmaram que poderia ser o acesso a uma casa.
Os arqueólogos também encontraram vasos de cerâmica, vasos de pedra e utensílios de vidro ao pé da “escada em forma de pirâmide”, comprovando a data de 30 dC, período em que Jesus andava por Jerusalém. “Ele possivelmente andou por esta rua. Possivelmente passou por este caminho até o Templo”, disse Uziel. Com informações The Blaze

Comentários

Mensagens populares