China planeia lançar no espaço “lua artificial”

A ideia dos chineses é substituir as luzes nas ruas através do satélite

Lua
O governo chinês estudou uma forma de “clarear” o país através de um satélite de iluminação chamado “lua artificial”. O anúncio foi feito nesta semana, através do jornal chinês Diário do Povo.
Se o projecto der certo, a “lua” poderá substituir as luzes nas ruas da cidade de Chengdue, onde haverá uma mega economia de energia. O brilho do satélite artificial seria oito vezes mais forte comparado ao do corpo celeste. Essa potência é suficiente para substituir as luzes em uma área com diâmetro entre 10 a 80 quilómetros.
O projeto é liderado por Wu Chunfeng, presidente do Instituto de Ciência e Tecnologia de Microeletrônica, do Instituto de Pesquisa de Chengdu. A ideia original, no entanto, veio de um artista francês.
Segundo a imprensa chinesa, o sistema está em testes há anos, mas só agora a tecnologia permite que seja colocado em prática.

Tecnologia e meio ambiente

A decisão de “revolucionar” as noites chinesas já está causando grandes polémicas. A notícia é boa para os entusiastas de novas tecnologias, mas para os ambientalistas existe uma grande preocupação se esse tipo de iluminação não vai afectar os hábitos dos animais, além da observação astronómica da região.
Fauna e flora podem ser ameaçadas e sérios problemas ecológicos podem surgir. Mas os responsáveis pelo projecto garantem que isso não será um problema, embora não tenham fornecido explicações de como os malefícios à natureza poderiam ser evitados.

0 Comentários