Cientista céptico mostra que os sonhos prevêem a morte de uma pessoa

sonhos prevêem a morte 850x491 - Cientista cético mostra que os sonhos prevêem a morte de uma pessoa

Algumas pessoas optam por não prestar atenção aos seus sonhos, enquanto outras pensam muito sobre eles. Mas muitos pensam que os sonhos são o grito desesperado das coisas que não dizemos quando estamos acordados. Existem muitas teorias e estudos de pesquisa diferentes sobre sonhos e muitas hipóteses sobre o que acontece na mente enquanto dormimos. Por que sonhamos? O que significam sonhos? De onde vêm as imagens que aparecem em nossas mentes? Como os pesadelos se formam? As respostas não são simples e muitas perguntas ainda não foram respondidas pela ciência. Isso nos abre uma gama de possibilidades, que não são aceitas pela comunidade científica, mas que podem dar sentido ao mundo dos sonhosEspecialistas na área acreditam que, no momento em que acessamos os sonhos, entramos em uma realidade alternativa de nossa existência e até mesmo que eles podem prever nosso futuro .
E isso nos leva às próximas notícias. Todos nós já ouvimos falar de pessoas sonhando que alguém estava morrendo, apenas para descobrir que essa pessoa morreu pouco depois. Os cépticos geralmente assumem que esses sonhos podem ser explicados como coincidências, mas um estudo publicado pelo Dr. Andrew Paquette no  Journal of Scientific Exploration sugere que existe uma correlação entre os sonhos de morte pré-cognitivos e a morte de uma pessoa.
Sonhos que prevêem a morte
Em Dezembro de 1975, uma mulher chamada Allison acordou de um terrível pesadelo em que sua filha de 4 anos, Tessa, estava no trilho do trem. No sonho, Allison estava tentando levar a filha para um lugar seguro quando Allison foi atropelada por um trem. Enquanto chorava, Allison explicou esse terrível pesadelo ao marido. Não mais de duas semanas depois, Allison e sua filha estavam em uma estação de trem se despedindo de um amigo. Um objecto caiu nos trilhos e a garota foi buscá-lo. Allison viu um trem chegando e correu para salvar sua filha, mas ambos foram atingidos pelo comboio.
O marido de Allison foi quem explicou essa experiência ao pesquisador Dr. David Ryback. Ele ficou compreensivelmente arrasado com o que aconteceu, mas disse ao Dr. Ryback que estava aliviado com a "premonição" que Allison tinha. Existem inúmeras histórias de sonhos que parecem prever a morte. Como resultado, o Dr. Andrew Paquette, que era céptico em relação à capacidade dos sonhos em prever o futuro, começou a manter um diário detalhado dos sonhos, com o objectivo de demonstrar que seus sonhos aparentemente "precognitivos" não passavam de produtos de memória aleatória e selectiva .
sonhos prevêem a morte de uma pessoa - cientista cético mostra que os sonhos prevêem a morte de uma pessoa
Durante 25 anos, de 1989 a 2014, o Dr. Paquette gravou cuidadosamente 11.779 de seus sonhos. Ele as anotou directamente ao acordar e antes que qualquer "verificação" delas pudesse ocorrer Em 2015, ele publicou uma análise de seus sonhos focada especificamente na morte. Ele começou sua pesquisa revisando seu banco de dados pessoal de sonhos para procurar sonhos que sugerissem a morte de uma das pessoas que estavam no sonho. Especificamente, ele estava investigando os sonhos que haviam acontecido antes de ter um conhecimento normal da morte real da pessoa e onde mais tarde poderia verificar se a pessoa ainda estava viva, e se não estava, a data de sua morte. Terminou com 87 sonhos com 50 pessoas identificáveisDoze dessas 50 pessoas estavam mortas na época da análise do Dr. Paquette.
No entanto, o pesquisador não terminou aqui. Para as 12 pessoas que estavam mortas, o Dr. Paquette retornou ao banco de dados de seus sonhos e localizou todos os sonhos que tinha sobre eles, tanto os relacionados à morte quanto os que não tinham nada a ver com isso. Depois, contou o número de dias decorridos entre cada sonho e a data da morte da pessoa. Ele descobriu que, para 9 das 12 pessoas que morreram, seus sonhos relacionados à morte vieram, em média, mais perto de seu dia da morte do que sonhos não relacionados à morte. E, quando as estatísticas das 12 pessoas foram combinadas, descobriu-se que os sonhos da morte estavam em média significativamente mais próximos da data da morte do que os outros sonhos do Dr. Paquette sobre essas pessoas.
Por outro lado, é importante observar que o tempo médio entre um dos sonhos de morte do Dr. Paquette e a morte real da pessoa foi de 2208 dias ou 6 anos. Embora isso seja significativamente menor que o tempo médio entre os sonhos de não-morte e a morte da pessoa (que foram 4297 dias ou 12 anos), é claro que o simples fato de alguém ter um sonho relacionado à morte sobre alguém, a data da morte dessa pessoa não pode ser determinada com precisão.
sonhos prevêem a morte de uma pessoa - cientista cético mostra que sonhos prevêem a morte de uma pessoa
Ao mesmo tempo, é importante observar que um dos sonhos de morte do Dr. Paquette aconteceu no mesmo dia que a pessoa em questão morreu, apesar de não ter tido contacto com a pessoa ou seus conhecidos em nenhum momento do ano anterior. Também vale a pena mencionar que, quando o Dr. Paquette acordou desse sonho em particular, ele tinha certeza de que essa pessoa havia morrido e contou à esposa e filha. No dia seguinte, chegou um email confirmando que a pessoa realmente havia morrido no dia do seu sonho. Esse caso sugere que pode haver maneiras de diferenciar entre os sonhos relacionados à morte que indicam que a morte acabou de ocorrer ou é iminente e os sonhos relacionados a uma morte que está a alguma distância no futuro ou que lida com a morte de uma maneira diferente. sentido metafórico ao invés de literal.
Em conclusão, a pesquisa do Dr. Paquette mostra que os sonhos são mais do que apenas imagens aleatórias e coincidências . Sem mencionar que a comunidade científica está se abrindo para outras possibilidades, como o Dr. Mossbridge , que afirmou que os sonhos prevêem o futuro.
Os sonhos do Dr. Paquette são coincidências ou ele realmente previu a morte?

0 Comentários