Em um novo estudo dos vários tipos de crentes, pesquisadores da Universidade do Tennessee, em Chattanooga dizem que "um dos mais interessantes e inesperados" tipos que examinaram é o ateu "ritual" ou agnóstico, que encontra algum valor nos ensinamentos e práticas religiosas.
Aqueles que se enquadram nesta categoria, de acordo com os pesquisadores, são descrentes que podem ter uma apreciação filosófica para certos ensinamentos religiosos, que gostam de fazer parte de uma comunidade, que querem ficar em contato com sua identidade étnica ou que simplesmente encontram beleza em certos tradições religiosas, símbolos e rituais.
"A implicação desta tipologia particular é que você pode estar sentado ao lado de alguém na igreja agora, que podem, de fato, não acreditar na teologia que o resto da congregação acredita", disse o investigador principal Christopher F. Silver em um entrevista ao The Christian Post.
Thomas J. Coleman III, que também trabalhou na pesquisa, disse que ele entrevistou uma pessoa em particular que participa de cultos da igreja e canta no coro da igreja, mas não acredita em Deus.
O objetivo da pesquisa foi o de examinar mais de perto os não-crentes, que são um grupo diversificado de pessoas que muitas vezes são agrupadas juntas em outros estudos. Foram identificados seis tipos diferentes de crentes, embora Silver diz ainda mais tipos podem aparecer como o número de não crentes nos EUA.
O estudo foi realizado em duas partes. Primeiro, os pesquisadores realizaram entrevistas pessoais com 59 pessoas que tiveram a oportunidade de falar livremente, com alguma orientação, sobre a sua vida e não-crença. Eles, então, realizaram um levantamento em massa de cerca de 1.500 crentes em todo o país (embora os resultados publicados online a partir de quinta-feira refletem apenas 1.153 inquéritos).
Os resultados mostraram que a maior parte dos incrédulos são ateus/agnósticos intelectuais (38 por cento), que buscam ativamente o conhecimento na descrença e à busca da verdade, seguido por ativistas (23 por cento), anti-teístas (15 por cento), ateus rituais/agnósticos (13 por cento), agnósticos-buscadores (8 por cento) e não-teístas (4 por cento).
Silver e Coleman dizem que os termos que eles usaram para classificar cada grupo podem não alinhar com o que alguns crentes se consideram, é por isso que é importante para eles se referirem à definição de cada termo do estudo, em vez de se focar no próprio termo.
Silver, que tem desempenhado um papel fundamental em diversas organizações de Chattanooga para os descrentes e já trabalhou em uma série de estudos de psicologia da religião nos últimos 12 anos, diz que a complexidade dos incrédulos como um grupo deve ser considerado pelas igrejas e outras organizações que estão tentando alcançá-los.
"De certa forma, eu incentivo aqueles que, pelo menos, estão tentando trabalhar ou conectar-se com a comunidade, independentemente da forma como eles são, que eles precisam levar em conta que uma grande variedade de pessoas vêm de diferentes origens, e que realmente eles precisam falar com a pessoa mais do que a identidade", disse ele.
Os pesquisadores também descobriram que apenas uma pequena porcentagem de não-crentes, os anti-teístas, seriam considerados "zangados, argumentativos e dogmáticos", enquanto mais de 85 por cento dos pesquisados seriam considerados normais, com base nas atuais normas sociais. Anti-teístas, dizem, pode ser parte da razão pela qual certos estereótipos negativos continuam a ser associados com os não crentes em geral.
"Eles são os que chamam a atenção", disse Coleman. "Quando alguém diz, 'Oh Deus, os ateus estão com raiva.’ Bem, isso é um focar-se, talvez, em algumas experiências ruins com uma porcentagem muito pequena ... de não-crentes".
Durante a parte da entrevista pessoal de seu estudo, os pesquisadores também descobriram que a faculdade era muitas vezes um ponto de viragem na vida de quem se tornaria não-crente. Eles enfatizaram que a educação universitária em si pode não ser a causa, no entanto, uma série de outros fatores pode desempenhar um papel.
"Isso não quer dizer que a faculdade é um processo de transformação para todos, mas em nossas entrevistas, ouvimos uma e outra vez que, para muitas das pessoas que se identificaram como não-crentes, que a faculdade parecia ser um marco na história da sua vida. A faculdade parecia ser um ponto de transição", disse Silver.
Silver disse que ele ficou “surpreso” ao descobrir que aproximadamente metade dos não crentes não estão publicamente ou socialmente engajados de alguma forma em sua “descrença”.
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