Bishara Shlayan, um cristão de origem árabe que vive em Nazaré está liderando um projeto que visa construir uma grande estátua de Jesus no Monte do Precipício, na cidade onde o Salvador viveu a maior parte da vida.
A angariação de fundos para o projeto já teve início e, segundo ele, a resposta da comunidade cristã árabe-israelense tem sido positiva, inclusive por parte dos judeus. Não foram divulgados muitos detalhes, mas a ideia é edificar uma estátua semelhante a do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, mas com proporções maiores.
Shlayan deseja ainda fundar um partido político cristão, cujo nome seria “Bnei HaBrit [Apoiadores da Aliança]. Um dos objetivos seria reforçar para o mundo que nem todos os árabes são muçulmanos e que muitos deles que vivem em Israel são cristãos. A proposta principal do partido é apoiar Israel como um Estado judeu e defender que os árabes sirvam no exército. Ele conta ainda que fundou a organização Diglei HaBrit [Bandeiras da Aliança] para coordenar a construção da estátua.
O Monte Kedumim, também conhecido como Monte do Precipício, segundo a tradição, é o local mencionado em Lucas 4 onde o povo de Nazaré tentou empurrar Jesus para o abismo, depois de rejeitá-lo como o Messias.
O local escolhido para a estátua pertence ao Fundo Nacional Judeu. O projeto já foi levado ao ministro do Turismo, Uzi Landau, o qual, segundo Shlayan, teria aprovado a iniciativa. Desde então Shlayan está buscando o apoio oficial do governo. Faltaria apenas isso para que as igrejas da região se aliassem a ele.
Embora alguns grupos muçulmanos e outros judeus que vivem na região tenham se manifestado contrários, Shlayan afirma que será bom para o turismo da região.
Recentemente, o muçulmano Ali Salam foi eleito o novo prefeito em Nazaré. No judaísmo e no islamismo, as estátuas são proibidas, consideradas uma forma de idolatria. ”Eu não acredito na adoração de estátuas, mas elas podem ser um símbolo do amor e de paz”, disse Shlayan. Com informações Jerusalém Post.
0 Comentários
Deixe aqui o seu comentário...lembre-se de voltar para ler a resposta...