“Deixamos uma pequena contribuição financeira simbólica, tendo em conta que a diocese não tem grandes disponibilidades financeiras, como sinal da nossa preocupação e do nosso acompanhamento, sabendo que a paróquia está mobilizada para tentar encontrar recursos para repor a situação”, afirmou o bispo D. Pio Alves.
O administrador apostólico deslocou-se a Duas Igrejas, onde se reuniu com o pároco local e tratou de assuntos relacionados com a recuperação da igreja, cuja cobertura e paredes ficaram danificados.
Em declarações à Lusa no local, o bispo anunciou também que a diocese “irá dar o seu apoio através da sua comissão de infra-estruturas, integrada por arquitectos, engenheiros e alguns sacerdotes”.
“No princípio da próxima semana, algumas destas pessoas passarão por cá para, conjuntamente com os sacerdotes que cá estão, encontrar as melhores soluções, respeitando o mais possível o edificado original”, adiantou.
Sobre o valor necessário para reparar a igreja, disse não haver ainda estimativas, mas admitiu que serão necessárias algumas dezenas de milhares de euros.
O representante da diocese observou que as pessoas são mais importantes do que as obras.
“Com a presença dos sacerdotes, do bispo D. António Paiva, que passou por cá há dias, e com a minha presença hoje, queremos dar um sinal claro de que procuramos ajudar a encontrar soluções”, assinalou, acrescentando: “A situação do cemitério é dolorosa, por ser um espaço de enorme sensibilidade. Procuramos dar o nosso apoio moral para que as pessoas sejam capazes de assumir a situação e reconstruir o melhor possível”.
No local, o administrador apostólico trocou algumas impressões com os deputados do PSD que visitaram esta sexta-feira as freguesias afectadas, acompanhados pelo presidente da câmara, Celso Ferreira.
O tornado que afectou as freguesias de Duas Igrejas, Vilela, Lordelo e Sobrosa, numa extensão de cerca de cinco quilómetros, danificou 145 edifícios, 36 viaturas e deixou desalojadas 56 famílias, num prejuízo global estimado de 5,5 milhões de euros.
0 Comentários
Deixe aqui o seu comentário...lembre-se de voltar para ler a resposta...