Professor de Oxford é acusado de vender fragmentos de Bíblia

O Museu da Bíblia em Washington DC devolveu 13 peças que foram vendidas pelo professor

Um professor da Universidade Oxford está sendo investigado por supostamente ter vendido fragmentos antigos de uma Bíblia milenar arquivada na instituição para uma empresa americana.
Dirk Obbink é professor de clássicos da Universidade de Oxford, no Reino Unido, ele tem sido acusado pela Sociedade de Exploração Egípcia (EES, sua sigla em inglês) de vender 11 peças da Colecção Oxyrhynchus.
Os itens que faziam parte da colecção da Biblioteca Sacker da universidade foram parar no Museu da Bíblia em Washington DC.
Textos gregos antigos escritos em fragmentos de papiro foram encontrados no início do século 20 na cidade egípcia de Oxirrinco, provavelmente escritos em 100 d. C.
A EES informou que o museu disse que os fragmentos foram vendidos.
“O MOTB (Museu da Bíblia) informou que 11 dessas peças chegaram aos seus cuidados depois de serem vendidas às lojas Hobby Lobby pelo Prof. Obbink, a maioria em dois lotes em 2010”, declarou a instituição para a BBC.
O professor foi afastado desde Junho, após vir a público um contrato de 2013 para a venda de quatro textos, feita por ele à Hobby Lobby, uma empresa de artesanato. A denúncia foi feita por um académico de uma universidade australiana.
Após a investigação, o MOTB concordou em devolver as 13 peças ao EES

0 Comentários