O enigma da 'Toalha de Mesa' da Última Ceia na Estremadura



Se existem objectos religiosos que atraem fiéis , cristãos ou curiosos, são aqueles que têm relação directa com a figura de Jesus de Nazaré.
Sudário de Turim, o Sudário de Oviedo, as unhas da Crucificação , o Santo Cálice e muitos mais são, sem dúvida, os mais exigidos. Na Espanha, temos um bom número entre lignum crucis e espinhos, mas também um pouco da importância do Sudário de Oviedo ou do Cálice da Última Ceia de Valência.
Muito desconhecida é, no entanto, a Santa Toalha de Mesa ou a Toalha de Mesa da Última Ceia ... É possível que seja na Espanha? A resposta seria afirmativa, mas não sou eu quem advogará por sua veracidade ou falsidade. Deixe-me explicar.
A Toalha de Mesa da Última Ceia seria - se autêntica - na Estremadura, na Catedral de Coria e diz-se que é a relíquia original que serviu para cobrir a mesa onde Jesus de Nazaré e discípulos e jantaram juntos pela última vez.
Já sobre isso, Rafael Alarcón escreveu na revista “Year / Zero” e indicou que foi estudado, em 1960, pelo Museu de Ciências Naturais de Madrid, pelos professores Hernández Pacheco e Carrato Ibáñez.
Um resultado conclusivo: o pólen contido nele indicava que era de fabricação árabe. A datação com carbono-14 foi não realizado considerando ligeiramente melhorado hoje continua sendo uma das relíquias mais reverenciados.
A Igreja valoriza essa relíquia pela grande tradição de que não há evidências a favor ou contra sua autenticidade .

0 Comentários