Se você acredita em fantasmas, não está sozinho. Culturas ao redor do mundo acreditam nos espíritos que habitam outros reinos. De fato, fantasmas estão entre os fenómenos paranormais mais conhecidos. A ideia de que os mortos permanecem connosco em espírito é antiga e aparece em inúmeras histórias, desde a Bíblia até grandes obras literárias. Além disso, as pessoas tentam se comunicar com os espíritos há séculos. Por exemplo, na Inglaterra vitoriana, era moda as damas da alta aristocracia realizar sessões de espiritualismo nas salas de aula depois do chá com os amigos. E o que muitas pessoas não sabem é que os primeiros clubes fantasmas dedicados à busca de evidências fantasmagóricas foram formados em universidades de prestígio, incluindo Cambridge e Oxford, e em 1882 a organização mais conhecida, a Society for Psychic Research (Society for Pesquisa Psíquica).
Infelizmente, a experiência pessoal é uma coisa, mas a evidência científica é outra. Parte da dificuldade em investigar fantasmas é que não há uma definição universalmente aceita do que é um fantasma. Para os cientistas, o que não é visto e não pode ser demonstrado não existe. No entanto, alguns acreditam que os fantasmas são espíritos dos mortos que, por qualquer motivo, "se perdem" a caminho do outro lado; outros afirmam que fantasmas são entidades telepáticas projectadas no mundo a partir de nossas mentes. Existem até aqueles que criam categorias especiais diferentes para diferentes tipos de fantasmas, como poltergeists , fantasmas residuais, espíritos inteligentes e pessoas das sombras.. A verdade é que há muita controvérsia sobre esse assunto, mas agora uma prestigiada universidade indiana está ministrando um curso oficial para ensinar médicos a tratar as pessoas que afirmam estar possuídas por fantasmas.
Tratamento para posses
O curso de seis meses na Universidade Hindu de Banaras (UBS) na cidade de Benares começará em Janeiro . Segundo relatos da BBC , o curso será conduzido pela faculdade de Ayurveda, o antigo sistema hindu de medicina e cura. Um dos directores da universidade disse à agência de notícias IANS que uma unidade separada de Bhoot Vidya (Ghost Studies) havia sido estabelecida na universidade.
"Bhoot Vidya está preocupado principalmente com distúrbios psicossomáticos, doenças causadas por razões desconhecidas e doenças mentais ou mentais", disse Yamini Bhushan Tripathi, reitor da faculdade de Ayurveda.
Ele acrescentou que a universidade é a primeira no país a ministrar um curso que ensinaria médicos sobre remédios ayurvédicos no tratamento de doenças relacionadas a fantasmas . As terapias ayurvédicas geralmente incluem medicamentos à base de plantas, mudanças na dieta, massagens, respiração e outras formas de exercício. De acordo com um estudo de 2016 do Instituto Nacional de Saúde Mental e Neurociência (Nimhans), quase 14% dos indianos sofrem de doença mental.
E em 2017, a OMS estimou que 20% dos indianos poderiam sofrer depressão em algum momento de suas vidas. No entanto, existem menos de 4.000 profissionais de saúde mental em um país de 1,3 bilião de pessoas e cientes desses problemas. Além disso, devido ao estigma social generalizado, poucos procuram ajuda ou atenção profissional e muitos indianos, especialmente em áreas e áreas mais pobres, visitam xamãs e feiticeiros na esperança de ajudá-los a curar suas doenças.
Controvérsia nas redes sociais
As notícias de que a Universidade Hindu de Banaras, administrada pelo governo indiano, iniciará um curso de Bhoot Vidya foram questionadas nas redes sociais por alguns que apontaram que medicina e reabilitação eram métodos mais apropriados para tratar problemas mentais. É por esse motivo que a universidade foi forçada a esclarecer que, em vez de tratar a possessão espiritual , o curso se destina a distúrbios psicossomáticos ou psicológicosusando o sistema tradicional de medicina indiana Ayurveda. Yamini Bhushan Tripathi disse que o curso ensinará remédios ayurvédicos para tratar doenças relacionadas a fantasmas. Mas isso não impediu que vários alunos se queixassem de que o curso usara um nome confuso para descrever algo muito menos importante.
"Bhoot Vidya nada mais é do que o tratamento ayurvédico de distúrbios psicossomáticos, um campo legítimo da medicina moderna", disse um dos estudantes da universidade. "Somente o nome poderia ser melhor."
O jornalista indiano Bhuvan Bagga entrevistou o próprio Dr. Tripathi, que esclareceu que o curso não cobrirá posses espirituais.
"Então, acabei de falar com o professor Yamani Bhushan Tripathi", twittou Bagga. “Ele é reitor do departamento e foi assim que ele descreveu: Bhoot Vigyan não está relacionado a fantasmas. É um nome inapropriado e é incompreendido pela sociedade e pela mídia. ”
Embora pareça que o curso não esteja focado no mundo espiritual, é curioso que fantasmas sejam sugeridos como a causa de doenças inexplicáveis. Embora outro ponto controverso seja o uso do Ayurveda. É uma forma da medicina tradicional indiana que tenta tratar uma variedade de doenças que incluem suplementos, ervas, exercícios e modificação da dieta. O sistema foi estabelecido há milhares de anos, mas sua validade está em dúvida. A Associação Médica Indiana descreveu a prática como "pseudo-ciência".
É interessante ver como a existência em fantasmas continua sendo um tópico de debate, além do fato de que este curso abre a possibilidade de que algumas doenças mentais tenham outra causa além do que podemos entender e explicar.
O que você acha do curso da possessão? Você acha que o Ayurveda pode ajudar a tratar essa "doença espiritual" ?
0 Comentários
Deixe aqui o seu comentário...lembre-se de voltar para ler a resposta...