Um relatório recente da Oxfam é um dos muitos que explica como as pessoas mais ricas do mundo viram sua riqueza crescer substancialmente desde o início da pandemia, enquanto a maioria das outras pessoas sofreram muito como resultado da pandemia.
Um relatório recente da Oxfam mostra que “os dez homens mais ricos do mundo viram sua riqueza combinada aumentar em meio trilhão de dólares desde o início da pandemia”. Por outro lado, a maioria das pessoas foi conduzida à “pior crise de empregos em mais de 90 anos, com centenas de milhões de pessoas agora subempregadas ou desempregadas”. O relatório foi intitulado “O vírus da desigualdade” e foi publicado no dia de abertura da ‘Agenda de Davos’ do Fórum Econômico Mundial (WEF).
O WEF foi elogiado e criticado por muitos acadêmicos, políticos e jornalistas por sua Iniciativa da “ Grande Reinicialização”. Uma iniciativa que pretende implantar, e atualmente está desenrolando, uma série de grandes mudanças aqui no planeta Terra em resposta a várias, segundo eles, crises que enfrentamos, como as mudanças climáticas, o terrorismo e, claro, a cobiçada pandemia. A crítica vem da ideia de que ‘os poderes constituídos’ estão usando, e usaram crises globais ‘para colocar mais dinheiro, poder e controle sobre a raça humana nas mãos de poucos, todos sob o pretexto de boa vontade e necessidade . As medidas propostas incluem muitas coisas como a implementação de 5G, IDs digitais, moeda digital, renda universal, a abolição da propriedade privada, vacinação obrigatória, aumento das medidas de vigilância como rastreamento, reconhecimento facial e muito mais. Isso vem junto com um ‘ministério da verdade’ que parece ser uma informação de “verificação de fatos” que pertence a esses tópicos. A censura da mídia alternativa e cientistas que compartilham informações que vão contra o que ouvimos na corrente principal durante esta pandemia não tem precedentes.
A ideia de que essas são algumas medidas ‘nefastas’ sendo tomadas é geralmente apresentada como uma “teoria da conspiração” na mídia convencional. Infelizmente, a grande mídia continua falhando em ter falar sobre tópicos polêmicos. Além disso, essas implementações continuam a ser lançadas contra a vontade de muitas pessoas. Isso por si só já deixou muitas pessoas bastante perturbadas e perguntando se nós realmente vivemos em uma democracia, ou um tipo de governo de oligarquia autoritária operando sob o pretexto de uma democracia?
De acordo com a Oxfam
O relatório mostra que a COVID-19 tem o potencial de aumentar a desigualdade econômica em quase todos os países ao mesmo tempo, a primeira vez que isso aconteceu desde que os registros começaram, há mais de um século. O aumento da desigualdade significa que pode levar pelo menos 14 vezes mais tempo para que o número de pessoas que vivem na pobreza retorne aos níveis pré-pandêmicos do que levou para as fortunas dos mil bilionários.
Uma nova pesquisa global de 295 economistas de 79 países, encomendada pela Oxfam, revela que 87 por cento dos entrevistados, incluindo Jeffrey Sachs, Jayati Ghosh e Gabriel Zucman, esperam um ‘aumento’ ou um ‘grande aumento’ na desigualdade de renda em seu país como resultado da pandemia.
0 Comentários
Deixe aqui o seu comentário...lembre-se de voltar para ler a resposta...