"O Portal das Trevas" em França

 Um desfile satânico exibiu bonecos gigantes de demônios nas ruas da França, no último final de semana.

A apresentação da ópera urbana chamada de "La porte des Ténèbres" ("O Portão das Trevas") reuniu 1,2 milhão de pessoas nas ruas em Toulouse, de 25 a 27 de outubro, de acordo com uma postagem nas redes sociais do prefeito da cidade, Jean-Luc Moudenc.

O desfile, financiado pela prefeitura, apresentou um boneco mecânico de 14 metros representando Lilith (uma figura demoníaca no judaísmo), a cruz de Satanás, o sigilo de Lúcifer e o sinal da besta – que representaram os "três sinais prodigiosos" que Lilith reúne para abrir os portões do inferno, segundo o prólogo da ópera.


A ópera "O Portão das Trevas" apresentou um boneco de Lilith. (Foto: Captura de tela/YouTube/Toulouse - Mairie et Métropole).

O boneco de Lilith representou uma criatura meio mulher meio escorpião, e soltava fogo pela boca e fumaça pelo nariz. Além disso, emitia sons de rugidos e vozes de espíritos malignos.

A ópera de rua ainda contou com bonecos do Minotauro e de sua meia-irmã aranha Ariadne. 

"Expulsa do Jardim das Hespérides, Lilith, a mulher-escorpião, encontrou refúgio nas profundezas da Terra. Libertada por Hades, rei do submundo, ela vagueia de cidade em cidade em busca de almas condenadas para aumentar seus seguidores e seu poder. Montando sinais prodigiosos, ela tenta abrir uma passagem para o além”, afirmou o prólogo da obra.

A apresentação, que é a segunda obra da ópera urbana “Guardião do Templo”, foi produzida por François Delarozière, um artista francês e diretor da companhia de teatro de rua La Machine.

Desde a divulgação da performance meses atrás, o desfile já havia gerado polêmica e críticas. 

Os anúncios da ópera, publicados nas mídias sociais e colados nas janelas dos bondes da cidade, mostravam a estátua de Lilith junto com imagens de igrejas em chamas, uma figura vermelha demoníaca com cabeça de bezerro e vários esqueletos ambulantes.

“Algumas pessoas gostam de assistir a filmes de terror, mas você tem que pagar para vê-los. Se não tivermos vontade de assistir a tudo isso, teremos que ficar em casa por três dias. O tamanho das estruturas torna difícil escapar desse triste espetáculo", protestou o arcebispo de Toulouse, Guy de Kerimel, em entrevista à Ataleia.

A Federação Protestante Francesa também se manifestou contra o show satânico. “Amamos Toulouse por sua história, sua cultura e seu dinamismo. Toulouse é vida, alegria e beleza! No entanto, os representantes da Igreja estão chocados e alarmados com a escolha do tema para este ato, que apresenta Toulouse como 'a porta de entrada para a escuridão'", afirmou a organização.

0 Comentários