Praga, República Tcheca - Uma das cidades mais assombradas do mundo

Existem inúmeras lendas e histórias macabras espalhadas por toda a Europa. Conheça algumas dessas lendas de Praga, a capital da República Tcheca:

Charles Bridge


A história da ponte é macabra: existem 27 estátuas ao longo da ponte, estátuas de líderes Checos, hoje santos. As estátuas foram construídas no local exato onde esses líderes foram executados brutalmente, por Jan Mydlar: 24 decapitações e 3 enforcamentos.

Um dos locais mais famosos de Praga, Charles Bridge é normalmente a primeira parada para muitos 
visitantes. A ponte está alinhada com as estátuas de pedra dos santos, dando aos visitantes a sensação de que eles estão sendo observados enquanto fazem seu caminho para o outro lado. No entanto, a lenda que um desses santos ainda "vive" em uma estátua:

O conto diz que no século 14, São João Nepomuceno tinha acabado de tomar a confissão da rainha Joana, esposa do rei Venceslau IV. Quando o santo recusou-se a dizer ao rei, precisamente o que foi confessado, o rei mandou o padre ser torturado antes de ser jogado para fora da ponte e em seguida, deixa-lo para morrer afogado. Seu fantasma permaneceu na ponte de 300 anos, até o século 17, até que foi congelado e colocado em uma estátua. Alguns afirtmam que ao tocar a estátua, qualquer segredo se torna seguro e garante-se que ele não seja descoberto por ninguém.

Apesar de São João já não assombrar mais a ponte, não é aconselhável cruzar a área à meia-noite. Isto é, quando os fantasmas dos dez senhores, executados na Idade Média, aparecem cantando canções tristes, com a intenção de assustar alguém atravessando a ponte durante a hora das bruxas.
A lenda também diz que esta ponte jamais cairá, porque à sua argamassa foram incorporados ovos e vinho.


Josefov


Josefov foi a primeira área do gueto judeu de Praga, e é aqui que os famosos fantasmas do rabino Loew e do Golem de Praga ainda residem. No início do século 16, quando os judeus foram acusados de assassinar crianças cristãs, o rabino Loew criou o Golem, uma figura moldada do barro do rio Vltava para ajudar a salvar a população judaica. Rabino Loew trouxe a vida à figura recitando encantamentos em hebraico e, em seguida, o teria liberado para proteger a comunidade. O Golem cresceu cada vez mais até que o Imperador pediu ao rabino para destruí-lo. No entanto, o rabino estava relutante em destruir a figura que salvou os judeus de muitos ataques, e assim, colocou a estatueta no sótão da Sinagoga Novo Mundo onde está até hoje. Loew ordenou que ninguém deveria jamais entrar no sótão e até mesmo os nazis eram incapazes de penetrar esta área da Sinagoga.

Mosteiro de Strahov



O belo Mosteiro de Strahov tem duas impressionantes torres góticas que dominam o horizonte da cidade. O conto fala de uma pobre mulher que viveu durante o tempo da praga. A peste derrubou um a um seus filhos e ela usou o pouco que tinha de dinheiro para tocar os sinos da capela em homenagem às crianças. Depois que ela morreu, os sinos continuaram a tocar e em noites de lua, o hino 'a Maria' é ouvido depois de todos terem saído da capela.

Outra lenda muito conhecida é a lenda do cavaleiro sem-cabeça. Durante a noite, à 1h da manhã exatamente, é possível ver um cavaleiro sem cabeça sair a galopar a toda a velocidade do mosteiro. O cavaleiro leva a cabeça pendurada na mão.

A lenda diz-nos que este cavaleiro é um padre que se recusou a ajudar um moribundo. Quando o vieram procurar, ele estava a jogar às cartas, e disse que só iria ajudar o moribundo no final do jogo. Quando, mais tarde, montou no cavalo, o cavalo deu-lhe um coice que lhe arrancou a cabeça.
Quando é avistado, o cavaleiro nunca repara na audiência e continua a galopar como se não visse ou não se importasse.

Também se diz que nos arredores do mosteiro, durante a noite, se ouve um sino misterioso. Diz-se que o sino veio de Jerusalém e está escondido, ninguém sabendo o local.

Por ultimo, a livraria do mosteiro possui diversos livros com conteúdo místico e secreto. Estes livros não estão acessíveis ao publico, pois diz-se que contêm material que o mundo ainda não está pronto para conhecer. Diversos historiadores confirmaram a existência destes livros secretos que nunca foram lidos.


Tyn Court




Diz-se que o fantasma de um jovem guarda turco aparece no Tyn Court nas noites de lua cheia.
No século XVI, um jovem turco apaixonou-se por uma beldade de cabelos loiros quando a viu pela primeira vez às portas do Tyn Court.

Devoto, o turco regressou à sua terra nativa para receber as bênçãos muçulmanas que lhe permitiriam casar-se com a jovem. Ele tinha-lhe pedido a ela para esperar por ele, e ela assim o fez. No entanto, passado meses (há quem diga que foram mesmo anos), a rapariga apaixonada começou a hesitar. Cheia de ciúmes, a jovem começou a suspeitar que o seu amado se tinha apaixonado por outra pessoa.

E assim, na mesma noite em que o jovem turco regressou, a rapariga casou-se. Num ataque de fúria, ele puxou-lhe pelas longas madeixas loiras e decapitou-a. No entanto, ainda apaixonado, arrependeu-se no momento.

Há quem tenha visto o fantasma do rapaz a vaguear à procura do corpo da sua amada para lhe devolver a cabeça.


Mosteiro Emauzy




O culpado desta assombração é o chamado “Diabo Emauz”. Diz-se que foi enviado para o Mosteiro um cozinheiro do Inferno para testar a devoção dos monges beneditinos eram, conhecidos por serem muito devotos.

O cozinheiro preparou refeições tão deliciosas e com tanta mestria que em pouco tempo os monges sucumbiram ao pecado da gula e depressa esqueceram a devoção, com a ajuda de pratos saborosos e dos melhores vinhos.

Um dia, no entanto, o plano do cozinheiro foi descoberto, e este foi transformado num galo preto. Depressa os monges regressaram aos seus hábitos virtuosos.

Relógio Astronómico de Praga




O relógio astronômico é uma das principais atrações de Praga. No início de cada hora, aparece a estátua de um esqueleto que toca o sino, simbolizando a chegada da morte. No entanto, no final deste ato, aparece um galo e canta, simbolizando o início de um novo dia e afastando a morte.

O criador do relógio, Mikulas de Kadan, perdeu a visão durante a construção do relógio. A lenda diz que os vereadores da Câmara mandaram cegar o mestre que tinha construído o relógio, com uma espada incandescente, para que ele não pudesse construir uma cópia do relógio em outras cidades. Quando o relógio foi remodelado pela primeira vez, em 1490, pelo Mestre Hanus, os olhos do relojoeiro foram removidos.

Segundo a lenda, quem tenta remodelar o relógio, fica cego.


O Fantasma de Franz Kafka


A casa onde Franz Kafka- um dos maiores escritores de ficção do século XX, com obras como a novela Metamorfose- morou, em Praga, é hoje uma livraria. No entanto, não é possível encontrar livros do famoso escritor na mostra, nem dentro da loja, nem em qualquer lugar da cidade.
A escrita de Kafka, conhecida pelo seu elemento grotesco e perturbador, foi altamente influenciada pelos segredos da cidade. De acordo com várias testemunhas, o fantasma do Kafka ainda hoje assombra a cidade de Praga, vagueando pela “old town”.

Golden Lane



Há diversas histórias sobre a famosa Golden Lane. Diz-se que havia um tesouro escondido em um  poço da casa “Golden Well”, que era um poço que emitia luz dourada. Um dia, uma criada curiosa caiu ao poço e afogou-se, enquanto procurava o tesouro. Um dia, o poço foi revistado e um tesouro foi, de fato, encontrado por detrás de uma pedra. O fantasma da criada pode ser visto a vagar e a gemer pela casa.

Outra história diz-nos que um guerreiro e a sua esposa foram mortos nessa casa, e que os seus cadáveres sem cabeça assombraram a casa durante anos, até seus corpos serem encontrados e cremados.

O fantasma de um homem em chamas, alegadamente, vaga ao longo da Golden Lane durante a noite. Este fantasma toma inicialmente a forma de um homem que vem pedir às pessoas ajuda para carregar um saco cheio de dinheiro, e diz que só pode ser salvo se o ajudarem a levar o saco da Golden Lane à Old Town Square. Contudo, quando alguém aceita ajudar o homem, este começa a arder imediatamente, o que faz com que as pessoas fujam apavoradas.

Karolinum



Neste gabinete de medicina, podemos hoje em dia ouvir o ranger dos ossos de um pobre homem cujo esqueleto foi comprado há bastante tempo por um dos professores da Universidade de Charles que queria adicionar o seu esqueleto raro (o homem tinha mais de dois metros de altura) à sua coleção. Julgando que ia viver durante mais anos que o professor (que era 40 anos mais velho), o homem vendeu o seu esqueleto ao médico por 30 coroas tchecas, gastando todo o dinheiro numa noite de bebedeira.

No entanto, nessa noite, pouco depois da meia-noite, o estudante foi assassinado e o esqueleto foi adicionado à coleção do professor.

Ainda hoje a silhueta alta e ossuda do esqueleto aparece nos arredores do Karolinum, pedindo dinheiro às pessoas para o ajudarem a comprar de volta o seu esqueleto.

Castelo de Praga



É reconhecido pelo Guiness como o maior castelo do mundo. Foi também um local de grandes confrontos políticos e religiosos.

Diz-se que qualquer usurpador que coloque a coroa do Santo Venceslau na sua própria cabeça, morrerá no espaço de um ano.

Durante a ocupação Nazi, Reinhard Heydrich habitou o castelo. Diz-se que colocou a coroa na sua cabeça e foi assassinado um ano depois.

A Golden Lane e a câmara de tortura do castelo são os locais mais assombrados.


Monte Petrin



Este monte sempre foi conhecido pelos inúmeros rituais pagãos nele praticados.

Todo o tipo de rituais, desde rituais de adivinhação e vidência eram praticados. É considerado um local de culto que se manteve até ao século XVIII.

Existiu uma cascata em Petrin que se diz ter sido guardada por fadas e espíritos aquáticos. Diz-se que um dia, um turista furioso atirou uma mão cheia de terra para a água, e que nesse mesmo instante o turista foi desfeito em pedaços pelos guardiões da cascata.

Mesmo no topo da montanha costumava existir uma grande pedra lisa. Qualquer pessoa que se deitasse na pedra e dormisse, teria sonhos premonitórios e visões do futuro. Os cristãos destruíram esta pedra.

Diz-se que qualquer pessoa que reze em todas as capelas de Petrin, não sofrerá fome durante um ano inteiro.



Estas são apenas algumas das lendas que encontrei. Há muitas mais. Praga é um lugar lindo, fantástico e misterioso. Dizem que há sempre um nevoeiro constante pairando no ar, o que deixa a cidade com um tom muito místico e arrepiante.
Se você conhece outras lendas, ou quer conhecer os mistérios de outras cidades do mundo, deixe um comentário.

0 Comentários