Ao receber os representantes do judaísmo que foram até o Vaticano para saudar o novo líder da Igreja Católica, o papa Francisco se comprometeu em continuar dialogando com outras religiões.
A reunião aconteceu na quarta-feira (20) na Sala Clementina, no Palácio Apostólico, onde também estavam outros representantes religiosos de igrejas e comunidades cristãos. Esta foi a primeira vez desde 1504 que o patriarca de Constantinopla assistiu a entronização de um líder católico, Bartolomeu I esteve na reunião e falou em nome de todos os religiosos presentes.
“A Igreja Católica é consciente da importância da amizade e do respeito entre os homens e mulheres das diferentes tradições religiosas”, respondeu o papa Francisco que garantiu dar continuidade ao diálogo com todas as crenças.
“Desejo assegurar minha firme vontade de prosseguir com o diálogo ecumênico”, disse garantindo que vai “potencializar” o diálogo iniciado sob o Concílio Vaticano II.
Jorge Mario Bergoglio disse também que os cristãos precisam ser identificados como “uma só coisa” para que juntos eles possam testemunhar de maneira “livre, alegre e valente” o Evangelho.
Francisco que foi eleito na última semana diz que a união dos cristãos “será nosso melhor serviço em um mundo de divisões e rivalidades”. Aproveitando o momento o papa saudou os representantes das Igrejas protestantes ocidentais e falou da necessidade de uma “leal colaboração” entre todas as confissões cristãs.
0 Comentários
Deixe aqui o seu comentário...lembre-se de voltar para ler a resposta...