A Igreja Católica celebra nesta quinta-feira, 30 de maio, a Festa do Corpo de Cristo ou como é mais conhecida, Corpus Christi. Na solenidade, o povo segue em procissão pelas ruas para adorar Jesus sacramentado na Eucaristia.
Na procissão realizada no ano passado pela Paróquia São José, o bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inacio Flach, frisou a importância do sacramento para os cristãos católicos: “A força da nossa vida, para nós católicos, é a Eucaristia. Em nosso dia a dia, Jesus nos convida a prepararmos bem a nossa vida para que Ele possa celebrar nela sempre o ‘grande banquete’, enquanto estivermos na caminhada, peregrinando por este mundo, até um dia participarmos do banquete definitivo, no céu”.
A festa de Corpus Christi é a celebração na qual a Igreja comemora a instituição do Santíssimo Sacramento da Eucaristia. Propriamente, a Quinta-Feira Santa seria o dia da instituição, mas a lembrança da Paixão e Morte de Jesus Cristo não permite uma celebração festiva. No Corpus Christi, os fiéis agradecem e louvam a Deus pelo dom da Eucaristia, Corpo e Sangue de Cristo. Ela é o centro da vida cristã onde o Senhor se faz presente como alimento e remédio para as almas.
Conforme Dom Jacinto, o gesto de enfeitar o caminho por onde Jesus Sacramentado irá passar, recorda a recepção do povo durante sua entrada triunfal em Jerusalém. Antigamente, as cidades eram enfeitadas quando recebiam a visita de reis e príncipes. Assim é para a Igreja, o Cristo Rei do universo que caminha com seu povo.
0 Comentários
Deixe aqui o seu comentário...lembre-se de voltar para ler a resposta...