Um Congresso Internacional vai assinalar, em Portugal, os 50 anos da proclamação de S. Bento como Patrono da Europa vai ser já no próximo mês de Março.
O programa comemorativo foi apresentado em Terras de Bouro, no distrito de Braga.
Para Carlos Aguiar Gomes, da Irmandade de S. Bento da Porta Aberta, esta será uma iniciativa importante para se saber que Europa queremos hoje.
“É uma iniciativa que neste momento tem uma importância vital para o rosto da Europa, em que estamos todos um bocado perdidos. Que Europa nós andamos a querer construir? A Europa do Euro? A Europa das Nações? Era impossível hoje na Europa ter o exemplo de Braga. O primeiro arcebispo, São Geraldo, era beneditino, francês, foi cónego em Toledo. Isto é a Europa unida”.
O Congresso Internacional vai decorrer nos dias 21 e 22 de Março.
O Santuário de S. Bento da Porta Aberta teve origem numa Ermida de 1640 que, segundo a tradição, tinha as portas sempre abertas para servir de abrigo a quem passava. A construção do actual Santuário teve início no século XIX. O elevado número de peregrinos levou à construção de novas instalações cujas obras foram concluídas em 2002. É um dos maiores Santuários da Arquidiocese de Braga.
0 Comentários
Deixe aqui o seu comentário...lembre-se de voltar para ler a resposta...